A cirurgia para hemorroida é indicada?

A indicação cirúrgica para o tratamento da doença hemorroidária é subjetiva. Há pacientes que se sentem adaptados com a presença da hemorroida e decide não operar. Porém, quando o paciente toma essa decisão, ele está abrindo mão de um sistema de segurança do corpo.

Isso porque uma hemorroida não cresce, não vira câncer, não estoura, raramente sangra muito, mas se ele acostumar-se a ver sangue na fezes e sempre atribuir esse problema à hemorroida é perigoso. No dia em que tiver um pólipo ou câncer, e detectar o sagramento, ele vai associá-lo à hemorroida e deixará de procurar ajuda. Dessa forma, perderá a preciosa oportunidade de encontrar essa lesão no começo e de conseguir um tratamento precoce para o tumor.

Então, o paciente pode não querer  operar a hemorroida, mas caso veja sangue nas fezes, é necessário que ele procure ajuda médica, porque a presença desse sangramento pode ser um sinal precoce do câncer de intestino.

Fique de olho,

Saúde!

 

1 ComentárioDeixe seu comentário

  • Boa tarde Dr. Fábio,

    Eu tem hemorróida interna e externa. a mais ou menos 3 anos fiz a cirurgia, foi muito mais muito dolorida e demorada a recuperação.
    Só que logo depois voltou a hemorróida externa.
    Qual cirurgia é mais indicada para esse tipo. Moro em Balneário Camboriú/SC.

    Obrigada

    Sandrea
    (47) 9944 8006

Deixe uma resposta