O que é refluxo gastroesofágico?

Quando a gente engole, a comida passa através do esôfago para o estômago. Ao chegar no estômago, ela encontra um pH muito baixo, que significa que o órgão é ácido – sua acidez é tão forte, que se pegar um frango colocar no limão e deixar marinando a noite inteira, ele vai ficar branco; mas se pegar o frango e colocar no estômago, ele vai desaparecer em cerca de duas horas.

Ou seja, a acidez do estômago é muito grande, só que ele está preparado para receber o ácido, porque a parede é grande e a mucosa, resistente. Além disso, há um muco que recobre o estômago e impede que a acidez do estomago ataque a parede – quando ataca chama-se de gastrite, mas, em geral, existe o equilíbrio dentro do estômago.

Porém, algumas vezes, o conteúdo do estômago reflui para o esôfago, que não está preparado para receber esse ácido. Assim, o órgão sofre a agressão do ácido, levando ao quadro de esofagite de refluxo, que é a expressão maior da doença do refluxo gastresofágico. Portanto, esta doença é caracterizada pelas consequências da acidez do estômago, que reflui para o esôfago e causa inflamação.

Fique de olho,

Saúde!

2 ComentáriosDeixe seu comentário

    • Ola Adilson, não necessariamente esse sintoma de sufocamento é devido refluxo. Se você estava dormindo, pode ser também apneia do sono. Veja com seu médico para uma melhor avaliação.
      ~Equipe Dr Fabio Atui

Deixe uma resposta