Como se cuidar depois de tirar a vesícula?

Como se cuidar depois de tirar a vesicula

No post anterior sobre pedra na vesícula, tivemos diversas pessoas perguntando por que se retira também a vesícula e não somente a pedra, e muitas outras preocupadas sobre as consequências de viver sem a vesícula biliar.

Por que se retira a vesícula e não somente as pedras? Boa pergunta! O que acontece, na verdade, é que o que está doente é a sua vesícula e simplesmente retirar a pedra não resolveria o problema. Além disso, se ao manipular a pedra e ela se fragmentar e entrar na via biliar principal teríamos uma situação ainda mais grave e difícil para solucionar.

Até esse momento, a ciência não tem outra alternativa para tratar a colelitíase, ou seja, a pedra na vesícula a não ser operar, como já foi discutido no post anterior.

Pode-se optar por não operar, especialmente os pacientes assintomáticos, desde que eles estejam cientes do risco de colecistite aguda (inflamação aguda na vesícula) e pancreatite aguda. Pessoalmente, tenho uma tendência em operar, especialmente os pacientes jovens e sem comorbidades, já que a cirurgia é simples e resolve definitivamente o problema.

Veja mais aqui: http://bit.ly/1vpqtHG

Quando essa cirurgia é feita, ficamos sem a vesícula, que tem a função de armazenar a bile, um líquido esverdeado produzido pelo fígado, que facilita a atuação das enzimas digestivas sobre as gorduras, permitindo ao organismo absorver com mais facilidade as vitaminas vindas dos alimentos e, ainda, facilita o trânsito intestinal.

Quais as consequências de viver sem vesícula biliar?

Sempre que se come alguma coisa gordurosa, a vesícula se contrai, expulsando sua bile armazenada para o duodeno, que é a primeira parte do intestino, onde encontrará o alimento ingerido e realizará sua função para a digestão acontecer sem nenhum mal-estar.

Quando não temos mais a vesícula, a bile produzida pelo fígado fica constantemente gotejando no duodeno. Com o tempo, a maioria das pessoas se adaptam e não sentem absolutamente nada de diferente. Entretanto, alguns pacientes se sentem mal quando consomem comida gordurosa, devendo ser orientados a escolher a dieta e evitar frituras e alimentos com alta concentração de gorduras.

Sintoma Pós Operatório da Vesicula

A presença da bile constantemente no intestino pode também irritá-lo, fazendo com que quando você for comer alguma coisa, já sinta a necessidade imediata de ir ao banheiro, a chamada urgência evacuatória, especialmente quando o alimento é gorduroso. Esse é um dos piores sintomas e incomoda bastante. Alguns podem até se adaptar logo e levar uma vida normal, porém outros carregarão esse problema por muito tempo.

E, para cuidar desse sintoma, há a droga chamada colestiramina, que é uma resina que “gruda” em si os sais biliares, impedindo que eles irritem a mucosa do intestino, e que são eliminados junto com as fezes, melhorando consideravelmente os sintomas.

É importante lembrar que toda cirurgia do abdome, mesmo que seja minimamente invasiva, pode causar desconforto de alguma forma. Mas, na maioria das vezes, com o passar do tempo, as pessoas conseguem voltar à vida normal.

Fique de olho
Saúde!

Dr Fabio Atui Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia

92 ComentáriosDeixe seu comentário

  • Olá Elesy.
    Essa dúvida é ideal que seja respondida pelo seu médico.
    O tempo de recuperação depende de vários fatores: se foi videolaparoscópica ou aberta, se foi de urgência, se tinha infecção, etc.
    Converser com seu cirurgião para orientá-la melhor!

  • Fiz a videolaparoscopia de vesícula em 21/12/2016. A cirurgia foi ótima. Estou indo para quarto mês. Dificilmente tenho diarréia mas fico com muitos gases, a barriga inclusive parece inchada. Por quanto tempo ainda vou ter estes sintomas. Quanto tempo depois da cirurgia demora para normalizar o aparelho digestivo.

    • Regina, que bom que está recuperando bem!
      Geralmente em 3-4 meses os sintomas voltam ao normal. Entretanto, é importante atentar que seus sintomas podem ser devido à dieta rica em gordura.
      Tente alterar sua alimentação para ver se há melhora dos sintomas

    • Marcela, em caso de qualquer dúvida mais séria, por favor procure o seu cirurgião.
      Sobre a secreção, depende do aspecto: às vezes um líquido claro bem fluido é devido ao processo de cicatrização.
      Mas é imprescindível que isso seja visto por um médico antes de tomar qualquer conclusão.

  • Boa Tarde, fiz cirurgia da visicula fazem quatro meses,estava me sentindo super bem e a duas semanas depois de comer qualquer coisa que seje passo mal sinto muitos enjoos. Porque?

    • Olá Daniele. Se você está bem recuperada há 04 meses e o problema é recente, provavelmente não esteja associado à cirurgia de vesícula.
      Procure seu cirurgião para uma melhor avaliação.

  • Dr. Fabio Atui
    Muito Prazer Dr. Fabio Atui, gostaria de tirar uma duvida estou com um problema na vesícula uma pedra de 12mm porem estou numa dieta sem ingerir gordura e queria saber se e extremamente necessário retirar a vesícula.
    desde já agradeço.

    • Caro Rafael, toda dieta é bem vinda desde que leve a hábito mais saudáveis.
      Entretanto, nenhuma dieta vai fazer os cálculos de vesícula diminuirem ou desaparecerem, isto é, o tratamento ideal é de fato com cirurgia de retirada da vesícula biliar (colecistectomia).

  • BOA TARDE DR E EQUIPE

    FIZ UMA CIRURGIA DE HERNIA UMBILICAL E VESICULA JUNTAS DIA 22 DE FEVEREIRO. QUASE INFECCIONOU POR CAUSA DE CEROMA, MAS AGORA, AINDA NO REPOUSO ABSOLUTO, COMI UMA COMIDA UM POUCO SALGADA E QUASE NAO DORMI A NOITE COM UMA TOSSE E UM INCOMODO NO ESTOMAGO, TIPO QUEIMANDO. O QUE PODE SER?
    QUANDO POSSO VOLTAR A MINHA ROTINA? PELOTAR MOTO, TOMAR SOL, ETC.
    POR FAVOR PRECISO DE RESPOSTA, POIS EM MINHA CIDADE NAO TEM MEDICO DE FACIL ACESSO. INTERIOR MSM

    • Olá José, sinto muito pelos problemas na sua recuperação cirúrgica.
      Sobre a alimentação, pode ser refluxo, gastrite ou simplesmente algo que você comeu e não caiu bem – assim pela internet a gente não tem como saber.
      Sobre o tempo de recuperação, como sua cirurgia teve complicação e teve a correção da hérnia além da cirurgia de vesícula, o ideal é que converse com o médico que o operou, pois esse tempo de repouso depende de várias fatores: tipo da cirurgia, tamanho da hérnia, se com tela ou sem tela, que tipo de complicação teve, etc.
      Boa sorte

  • Boa Tarde
    Dr. Fiz a cirurgia de vesícula há 11 dias, tudo o que como me da cólicas intestinais com fezes amolecidas. Gostaria de saber se há algum tratamento para isso. Nao estou comendo nada de fritura, gordura e laticínios.

    • Olá Tais! Ainda é esperado nessa recuperação inicial ter fezes amolecidas dependendo da alimentação.
      Tente ao máximo evitar gordura na dieta.

  • Dr. Fábio estou operado a 40 dias, a operação em si foi ótima, porem estou com esse problema de diarreia, a questão é que acontece sem nenhum aviso, e é muito constrangedor, pediria ao senhor, que me indicasse, algum remédio para amenizar essa situação, desde já fico muito grato,

    • Olá Ivo.
      Infelizmente esse é um dos efeitos colaterais da cirurgia de vesícula: diarréia e urgência para evacuar.
      Não é necessário tomar remédio a princípio, pois a maioria dos pacientes melhoram com 3-4 meses.
      A principal medida é evitar alimentação gordurosa.

    • Cara Agnes, infelizmente a cirurgia aberta tem uma recuperação mais lenta do que a por videolaparoscopia.
      Como o corte é maior e corta através dos músculos do abdome, é esperado sim sentir dor nos primeiros dias.
      Se a dor está muito intensa ou demorando muito tempo, converse com o seu médico.

  • Boa tarde, retirei a vesícula à 20 dias, desde então minhas fezes estão bem claras, como aquele massa de prender o vidro na porta. Isso é normal?

    • Olá Roberta. Nos primeiros meses após a cirurgia as fezes podem ficar mais amolecidas e claras devido à liberação mais lenta da bile, uma vez que não tem mais vesícula para armazená-la.

  • Olá, Dr. Sua postagem me ajudou bastante! Fiz a cirurgia tem 15 dias e estou muito preocupada quanto a dieta, voltar a dirigir (moto, carro), voltar a beber, exercícios físicos, entre outros…Qual o tempo estimado pra voltar a fazer essas coisas?
    Aos poucos estou inserindo na minha deita algumas coisas que não estava comendo, mas fico com medo.
    Fui no médico que me operou e ele colocou obstáculos para me atender, por isso que estou com essas dúvidas!
    Aguardo resposta!

    • Olá Luana. Entendo suas dúvidas mas o ideal é sempre conversar com o médico que fez sua cirurgia.
      O tempo de repouso vai depender se a cirurgia foi vídeo ou aberta (pois muda a cicatrização), se foi de urgência ou não, entre outros fatores.
      O ideal é ir devagar, sem forçar além do que você aguenta.

  • Fiz colecistectimia laproscopica ha 12 anos. Entretando de ha cerca de 5 anos para cá sofro do estomago, tenho gastrite cronica, já btive heliobacter que curou com antibióticos.
    Sofro muito com mas digestões, falta de apetite, boca amarga todos os dias.
    Nas endiscooias, da sempre intenso refluxo biliar.
    Tenho muito receio de desenvolver cancro no estômago, porque numa das biopsias ha uns anos dava “gastrite cronica com metapasia incompleta”,mas em todas as encos e biopsias quebfiz posteriormente acusa apenas gastrite cronica moderada com refluxo biliar.Sera que para alem do incomodo corro risco de cancro?.Obrigado desde já.Fernanda

    • Fernanda, o fato de ter gastrite em si não é fator de risco para câncer.
      Pesam outras coisas: uso de cigarro e álcool, história familiar, infecção por h. pylori, etc
      Tenho certeza que se seguir acompanhamento médico fazendo exames quando necessário estará bem cuidada!

  • Olá Dr. Fábio Atuai,fiz a cirurgia de vesícula no dia 08/03/20016 ou seja hoje faz cinco dias que fiz a cirurgia.O que posso dizer é que não sinto nada! nada de dor,sobre o que como como um pouco de paciência tudo.
    O que me preocupa é se futuramente eu possa sentir alguma coisa.grata.

    • Que bom, Lia! Parabéns pela recuperação.
      Hoje em dia com a cirurgia laparoscópica o normal é realmente não sentir nada. Aqui no site comentamos sobre alguns problemas após a cirurgia, mas isso é na minoria dos pacientes.

  • Fiz retirada da visicula no dia 20 de Janeiro de 2016. Graças a Deus não senti nada sendo que agora as m8nhas feses anda assim : vou ao banheiro uma 3 vezes pela manhã a primeira vez sai normal a segunda vez sai pastosa e a terceira vez sai meio amarelada. O que isso pode ser . Não tenho comido nenhum tipo de gordura tenho feito a dieta severamente. Aguardo uma resposta obrigado .

    • Caro José Luiz, como a bile que ficava armazenada na vesícula ajuda na digestão dos alimentos, pode ocorrer um período de adaptação após a cirurgia. Geralmente em 2-3 meses tudo volta ao normal, somente uma pequena porcentagem de pessoas fica com esse problema. Boa sorte!
      — Equipe Dr Fabio Atui

  • Eu qdo voltei pra ser examinada o medico me perguntou como vc esta .
    O que vc comeu na dieta.
    Eu disse tdo. Meu marido fez canja de galinha no primeiro dia, tão pesada, estava com fome comi. Depois ele fez um arroz temperado com presunto queijo etc foi a semana inteira de comida ? pesada . E o Dr. o Mas vc não sentiu nada???? Nao passou mal? Ficou bravo. Mas eu disse – Calma doutor estou bem , nao senti nada, comi pizza também!!! E ele deu risada. Ahhh então ta. Ate hoje nao sinto nada come de tudo. Mas o problema de comer de tudo e que engordei. Eu acho que tem haver sim. Ele disse que não tem nada haver. ???

  • Ola doutor bom dia
    Fiz a retirada a vesícula a 6 dias, porem sinto muito encomodo no estamogo, sinto a necessidade de logo ir ao banheiro sem contar que sinto dores de cabeça muito fortes e constantes, tomo remediot pra dor mas não resolve. Isso é normal? Meu médicos não me explica nada, nem sobre a alimenatação.
    Aguardo

    • Olá Aline,

      como sua cirurgia ainda é recente, é possível sentir dores no início da recuperação pós-operatória.
      A urgência para ir logo ao banheiro ou até mesmo diarreia podem ocorrer em algumas pessoas nos primeiros meses após a cirurgia enquanto seu organismo se adapta sem a vesícula, mas geralmente melhora após 03 meses. Isso ocorre principalmente após alimentação gordurosa, pois a vesícula era a responsável por armazenar a bile para digestão da comida com gordura. A orientação da dieta é evitar alimentos gordurosos.

      Boa sorte!
      — Equipe Dr Fábio Atuí

  • Oi dr fiz cirurgia faz 10 dias o que eu queria saber e se já posso tomar cerveja meu medico disse que posso mais estou com medo fica uma duvida posso ou não ???? Obrigado

  • olá doutor operei recentemente de vesícula, meu médico achou melhor retirar pq estava com um fibroma nela, fiquei de repouso os 2 dias no hospital mais 1 em casa fazendo a dieta direitinho, mais como sou mãe de três filhos e a ajuda dura pouco no terceiro dia de pós voltei a minha rotina normal inclusive a minha alimentação , e tenho ansiedade e como muito doce principalmente nessa época do natal e ano novo…….bom não senti diarreia em nenhum momento mais tive constipação durante 7 dias evacuando fezes secas , mais agora esta normal………..fiquei preocupada e quero saber se essa falta de não fazer a dieta corretamente principalmente nesse pouco período de cirurgia vai me trazer algum outro problema.

  • Fiz a cirurgia de retirada da vezicula a 15 dias , sinto um incómodo do lado de onde ficava a vezicula, isso é normal , posso faze caminhada leve ja , sendo que eu vou volta a trabalha e eu sou segurança.

  • Os médicos alopatas desconhecem os males que a retirada da vesícula faz as pessoas. Posso falar por experiencia, pois fiz cirurgia há 39 anos, e sei o que passei e ainda passo pela falta desse importante órgão. Pior é que eles não informam nada, sobre o que pode acontecer. Na medicina chinesa a vesícula é o centro das emoções. A pessoa pode ficar depressiva, com síndrome do panico e outros males emocionais. Particularmente, logo após a minha cirurgia passei a sentir muito medo e panico. Uma coisa terrível que até hoje tenho sequelas marcantes.Além do mais, que retira a vesícula, segundo Lair Ribeiro, diminui o seu tempo de vida em muitos anos, isso porque, as sequelas são quase que irreversíveis. Todavia, segundo o médico citado, hoje existem os sais biliares e a Cloritrado de Betaina que pode melhorar sensivelmente esses males. Por outro lado, não há necessidade de fazer a cirurgia da vesícula, mesmo porque, as pedras estão no figado e retirando a vesícula não vai resolver nada. Eu fiz a limpeza do figado, e expeli muitas e muitas pedras e as dores que eu tinha, diminuíram quase que totalmente.. Procurem investigar aqui na NET. é uma tratamento simples e pratico que resolve o problema de pedras no órgão. Experiencia própria.

    • Posso lhe dizer q lendo muitas coisas a respeito, eu tbm me arrependo.Hoje faz 5 dias q fiz a cirurgia. Tinha uma intuição muito forte p não retira-la,mas não me ouvi.

  • fiz a cirurgia a quatros meses e estavam com um calculo do ducto, retirei a vesicula e a urina ainda está muito amarela, tomo bastante liquido , e a cor nâo esta como antes, agora parece que tem um “óleo” na minha urina isso é normal ?

  • Boa noite dr.fabio!
    Sofro a 8 anos,e a 2 anos comecei a passar mal com tudo q como are mesmo uma fruta ou um suco já me fazem mal,é raro ter um dia q não tomo de 2 a 3 analgésicos,tenho um dor terrível q sobe pro peito direito e responde com pontadas nas costas,já não posso mais me alimentar.
    E como meu plano de saúde ainda esta em carência gostaria de saber quais os riscos que eu corro,pois na minha ultrasonografia a visicula esta repleta de pedras.
    Aguardo respostas obrigada.

  • Boa noite, Doutor eu retirei a vesícula por vídeo dia 11 de janeiro de 2015, porém passei muito mal, depois de muita dor, fiz uma ressonância e uma tomografia então o médico descobriu que na cirurgia por vídeo o médico anterior havia deixado escapar algumas pedras minúsculas e essas rolaram para baixo do meu intestino, então exatos 1 mês após a primeira cirurgia fiz a segunda, uma cirurgia aberta, 8 dias de internação, meses de recuperação, pois já estava com uma infecção. Ocorre que depois disso minha vida nunca mais foi a mesma, e nos últimos meses tenho sofrido com diarreia e uma dor do lado direito que vem do peito para as costas uma dorzinha aguda, o que está me deixando mais preocupada é quando não estou sentindo dor e tomo água a dor vem logo que estou engolindo a água. Estou preocupada, tenho 3 crianças que precisam de mim, sou nova tenho apenas 32 anos. O senhor acha que pode ser sério o que eu devo fazer, estou com medo. Desde já obrigada, aguardo resposta. Att: Cristiane.

  • Dr. Fabio

    Há um ano fiz colecistectomia videolaparoscopica e até hoje sinto muita dor do lado direito irradiando para as costas. Todos os dias doi muito, principalmente quando ando ou faço esforço.
    Já fiz endoscopia, ultrassom, RM do abdomen e não aparece nada. Apenas uma gastrite moderada. Tomo omeprazol, pantoprazol e nada.
    É como uma ferida ardendo bem no local onde antes existia a vesicula e doi também na lateral (intestino ? ).
    Emagreci bastante, porque não tenho vontade de comer. Tenho até medo de me alimentar. Estou muito deprimida por isto também.

    Me ajude por favor. Preciso descobrir o que eu tenho e procurar um tratamento efetivo.
    Obrigada

  • Olá minha mae operou a visicula a 20dias foi ao medico para tirar os pontos ele disse q n precisava ,ela fez a leizer sera q n tem q tirar os pontos me ajude obg!!!

  • Fiz a cirurgia ha mais ou menos 1 ano….e meu médico me alertou das diarreias e possíveis cólicas…o que ocorrem por irritação do trato intestinal, causado pela biles que agora cai diretamente no duodeno…e pode provocar dor diarreia gases etc….não é em todas as pessoas mas para quem teve essa reação …existe um medicamento que inibe o efeito da biles no intestino….funciona como uma esponja absorvendo e eliminando pelas fezes..
    Bom é isso tem cura….procurem um médico.

  • Boa noite Dr. Fábio,eu sinto vontade de ir ao banheiro logo depois que como,as vezes da uma colica e vou várias vezes no banheiro com diarréia,as fezes são amareladas,isso pode ser por causa da retirada da vesícula,fiz a cirurgia em 2011,mas sempre sinto esses sintomas,e têm tratamento?

  • Dr. Minha irmã se operou de vesícula e sisto no colédoco, entrou boazinha no hospital, porém hoje está na UTI com secreção saindo e vômito e diarréia, estamos desesperados.

  • TIREI A ULTRASON E APRESENTOU POLIPOS DE 1,0 CM DE DIANMETRO A MEDICA ENCAMINHOU PARA TIRA A VERSICOLA NESTE CASO REALMENTE E NESSECARIO GOSTARIA DE OUVIR SUA OPINIÂO E MUITO IMPORTANTE PARA MIN

  • Boa noite… hj faz 9 dia que fiz a cirurgia da retirada da vesícula…foi cirurgia que abre..Estou fazendo dieta. .
    Mais sempre estou me sentindo enjoada, é normal?
    Vc poderia me informar em quanto tempo eu posso fazer caminhadas, ir tomar banho de mar e namorar? O médico não deu retorno e eu estou com muitas dúvidas.
    Agradeço se poder responder!

    • Sonia, estas dores, no pós operatório tardio são, em geral, decorrentes de aderências.
      Isto tende a melhorar com o tempo, mas algumas vezes leva até a cirurgia.
      Vale a pena discutir com seu médico sobre este assunto.
      boa sorte

  • Bom dia

    Retirei minha vesícula em 20/08/2015 e realmente não vi muita diferença, pois já havia diminuído o consumo de fritura,mas infelizmente o intestino solta bastante , e me preocupa
    pois comer e já correr pro banheiro posso estar perdendo nutriente, e não , não emagreci por isso, que seria bom, mas não faz tanta diferença assim, agora vou correr atrás , ver se consigo minimizar esses efeitos , pois ir em um lugar onde possa comer e não tenha um banheiro por perto , está fora de cogitação, pois posso precisar , mas a cirurgia foi supertranquila e não senti nada.Se alguem tem alguma dica pra me dar ,fico agradecida abraço a todos.

  • oi bom dia a seis meses fiz uma cirurgia de retirada da vesicula como de tudo pois sinto muita colica enjoos direto e dor de barriga as veses penso que estou gravida isso é normal?muito obrigada

  • bom dia por favor mim ajude a seis meses fiz uma cirurgia de retirada da vesicula sinto muita colica e enjoos dor de barriga pricipalmente no café da manhã como pão frituras como de tudo pois as veses penso em está gravida por favor mim responda agradeço

  • Fiz a remoção da vesícula a 6 dias…no meu caso estou com prisão de ventre, somente ontem depois de 5 dias consegui defecar, mas muito pouco…Isto é normal?

  • Fuz cirurgia da veisicula e sindo bastante fir no local da cirurgia se fico sentada de mais doi se durmo dw um lado só doi se faço esforço dói sw divo nervosa também doi não tenho problemas para me alimentar e nem com o intestino é normal as dores que eu sinto?

  • bom dia.
    Ótima matéria.
    Tenho uma dúvida. Minha mãe fez a retirada da vesícula tem aproximadamente 1 mês e desde então tem dificuldade em evacuar. Por tudo que li esta situação deveria ser inversa. O que será que pode ter acontecido. ?

    • Olá Rita,

      Provavelmente sua dor deve ser pela gastrite e não pela cirurgia de vesícula. Procure seu gastroenterologista ou cirurgião para uma melhor avaliação.

      Boa sorte,
      — Equipe Dr Fabio Atuí

  • Precisei fazer a colecistectomia em ago/14.Fiquei 8 meses aguardando a cirurgia pois o cirurgião disse que não era de urgencia.No US minha vesicula estava completamente cheia de calculos.Não tinha sintoma nenhum.Fiquei com muito medo/ansiedade (DEMAIS) esse tempo todo, o que me ajudou muito foram posts que li por aqui. Enfim final de agosto/14 fui internada e realizei a cirurgia.GENTE não fiquem com medo, é muito tranquilo.Tive alta no mesmo dia e as dores são mínimas. Hj Como de tudo, inclusive alimentos que me “pesavam” tipo goiaba, pepino, e outras coisitas mais, hj como de montão e não sinto nada.Foram tirados DOIS ENORMES CÁLCULOS, do tamanho de uma moeda de 1 real. (Não sei anexar as fotos aqui)que quem vê, não acredita que aquilo estava em minha vesícula.Apos a cirurgia, na consulta de retorno, o cirurgião só me falou que só viu que ela estava inflamada na hora de retirá-la e por conta disso tomei antibioticos por uma semana e correu tudo bem. O Pavor que senti antes da cirurgia foi de bobeira,(acho que não existe pessoa com mais medo de cirurgia, do que eu rsrsrsr) pois é um procedimento bem tranquilo e de rápida recuperação.Não fiquei com nenhum problema,como de tudo, intestino como antigamente.Quem tem que fazer, pode ir na fé, pq as pedrinhas que a tal vesicula abriga são feiosinhas Bjks

  • retirei a vesícula em abril de 2015, a cirurgia foi tudo ok. Mas gostaria de saber se é normal, agora tenho dor de barriga, se eu comer comida gordurosa então, Diarréia na certa, sinto muita cólica, comecei a ter problemas de prisão de ventre.é normal ? tem algo que posso fazer para melhorar ?

    • Olá Ana,
      A vesícula tem a função de armazenar a bile e libera-la para o intestino quando a gente come gordura. Agora sem vesícula a bile desde aos poucos, em menor quantidade; então se você comer algo muito gorduroso pode ter diarreia ou urgência para evacuar.
      Menos da metade dos pacientes têm esse problema e geralmente melhora após alguns meses. A orientação é evitar comida gordurosa em grande quantidade.

      Boa sorte,
      — Equipe Dr Fabio Atuí

  • Dr. Fabio, apesar de não ter mais a vesícula, qdo como algo gorduroso sinto uma dor muito forte semelhante a dor que eu tinha durante as crises. A diferença é que não sinto dor na base das costelas e nas costas, a dor é somente nas costas perto das costelas, é muito intensa e geralmente me faz vomitar. O que pode ser?

    • Olá Thaís,
      Após retirada da vesícula, o mais comum é ter diarreia após alimentação gordurosa. Sugiro que procure o seu cirurgião para avaliação e exames pois uma das causas de dor pode ser cálculo na via biliar, isto é, no canal que leva a bile do Figado para o intestino e estava antes conectado na vesícula.

      Boa sorte!
      — Equipe Dr Fabio Atuí

  • Gostei muito da matéria, me tirou muitas dúvidas., pois estou precisando fazer a retirada da minha vesícula que está com polipo de 0,23 mm e como tive câncer de mama, minha ancologista prefere que eu faça a cirurgia para não ter surpresinhas mais na frente.

    • Genilza, polipo de 2 mm na vesícula biliar não costuma causar nenhuma surpresinha…
      discuta com um gastroenterologista sobre isto, provavelmente você não precisará operar.
      boa sorte

  • Boa tarde fiz minha cirurgia ontem estava com pedra na visicula e foi tirado as duas To com muita dor . Qual os alimentos que não posso comer por enquanto. Aguardo a resposta obrigada

  • Meu pai tem 82 anos, fez a cirurgia da vesícula anteontem, recebeu alta do hospital hoje, chegou em casa agora a pouco e está meio agitado, falando algumas coisas meio assim nada haver, pediu comida e chegando na cozinha falou que não queria pois estava muito cheio, é uma situação nova para todos da minha família e estamos meio apreensivos, e sem saber o que fazer. Como devemos proceder, essas reações são normais?

    • Dr, fiz minha cirurgia de vesícula já faz 2 anos. Desde então tenho diarreia por comer qualquer coisa com gordura, junto com fortíssimas cólicas. Quando tenho a diarreia chego a ficar dois ou três dias direto e sinto que fico até desidratada e com muita fraqueza. Cada vez esse sintoma tem piorado mais e mais. Como pouquíssimas coisas. Já nem saiu mais para almoçar em nenhum tipo de restaurante e se vou a casa de alguém levo minha marmita. Tomo buscopam todos os dias. Não sei mais o que fazer. Por favor me ajude.

  • Eu retirei a vesícula em 2014, No começo pra mim foi tranquilo, a cirurgia foi de sucesso e o pós operatório não foi tão ruim, me recuperei logo. Mas depois de uns meses… Nossa, minha vida mudou completamente, qualquer coisa que eu como me dá dor de barriga, se for comida gordurosa então… Diarréia na certa, sinto muita cólica, muita dor abdominal, comecei a ter problemas de prisão de ventre etc, enfim… É um saco, gostaria de saber qual seria o remédio indicado para diminuir esse sintoma? Qualquer pessoa pode tomar? Tenho 18 anos

    • Fiz cirurgia de vesicula dia 25 de agosto, laparascopia, me senti super bem, a recuperação otima, só que ha 5 dias estou sentindo dores no lado onde estava a vesicula e dores no estomago. É uma dorzinha nevralgica e constante, o que será?

  • Olá, boa tarde!
    Por favor, me ajude!
    em 13.03.2015, fui hospitalizada de urgência.Amarelei por inteiro , e com muita coceira pelo
    corpo.Foi efetuado 13 a 18.03, tratamento, e em 18.03.2015, passei pela cirurgia.
    Colelitíase. A vesícula havia supurado. Em 25.03.2015, tive alta. Fortes dores e lisador em cima. 22 pontos levou a cirurgia que foi corte no abdomen por estar supurada.Com a alta, indo para casa, passei muitas dores, .Mas depois melhorei um pouco e agora em agosto 2015 comecei a sentir o abdomen inchado e duro, e muito desanimo e dores.No dia de ontem 30.09.2105, na 3ª evacuação da manhã, saiu sangue vivo junto sangue preto..corri para o pronto socorro. Onde aplicaram VITAMINA k MAIS outro la que não lembro para não sangrar. Hoje fui a consulta medica, no Ambulatorio.Medico pediu COLOSCOPIA E ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA. NÃO PODE SER HEMORROIDA? Evacuar tanto, pode provocar este sangramento? Estou triste e apreensiva, pois tudo que sei é que depois da cirurgia não voltei a dirigir , não voltei a trabalhar(deixei o trabalho), não sai, pois não consigo caminhar, com medo de estourar dentro de mim tudo. Não como mais quase nada. Perdi 10 kilos, Peso hoje 42 kilos , para 1.55 de altura. Pesava 52 kilos. O que faço??
    Choro muito e estou insegura…(

  • fui operada a veicula alguns anos e fiquei com muitas diarreias agora cada vez estou pior tenho muitas cólicas tudo quase o que como me faz mal

  • meu cunhado operou a visicula e houve erro medico se encontra com sonda espelindo a bilis e os medicos nao se responsabilizam em abrir novamente o q fazer me ajude por favor morro no interio de bragança para

  • Fiz retirada da visicula em julho, de um mês pra cá, tenho sentido fortes dores pareciso com um infarto, cheguei a ir para o hospital com medo, chegando lá o médico falou que era gazes. Mas essa dor está piorando cada vez mais. Engraçado que é sempre à noite, quando estou deitada
    Esse desconforto tem à vê com essa cirurgia?

  • Dr Fábio fiz a cirurgia a um ano e meio e agora q estou sentindo dor no estômago moleza tontura dor abdominal que parece que esta queimando a barriga…..tenho todos esses sintomas de ir ao banheiro e etc….isso é normal depois de tanto tempo?

  • Dr.fiz colecisctomia a 1 ano e sinto muita colica no intestino e diarreia estou sofrendo mais do que quando tinha ela nao posso comer que ja corro evacua e muita dor.o que posso fazer tomo buscopam todos os dias.aff me ajuda obrigado.

  • dr a 3 meses 5/3/2015 atras retirei minha vesicil, graças a Deus me alimento de tudo e nao sinto nada raras as vezes.me da diarreia !! Gostaria de saber se apos a retirada da vesicula eu posso beber minha cerveja aos sabados apenas !?

  • Fiz cirurgia de visicula a cinco meses por video,mas as vezes sinto dor forte no estomago,achei que nao sentiria mais.Gostaria de saber se e possivel ter sido retirado so as pedras e ter continuado com a visicula?Estou com essa duvida!!

    • Minha mãe 72 anos, fez há um ano atrás a cirurgia de HÉRNIA de hiato,que a encomenda muito e a dois dias fez a retirada da vesícula. Passei a noite com ela e não dormimos de tanto ela soltar uma gosma grossa tipo cuspe que a incomodou muito. Na verdade ela está até com trauma de tudo o que vai comer,pois passa mau. Ela evita todas as gorduras e ainda assim sofre, acaba dizendo estar arrependida de ter feito as duas cirurgias.O que fazer?

    • dotor a 2 meses fiz a cirurgia de versicula a vidio e na cirurgia foi rompido o vaso da billis me submeti a outra cirurgia pra correção desse vaso gostaria de saber se posso voltar a ter uma vida normal e tbem q riscos eu corro tendo havido esse problema.e eu conversando com uma amiga minha ela me falou q ela não tem a versicula e nem a billis e ela disse q vive normal e q come de tudo isso é possivel conviver sem versicula e billis?por favor me esclareça melhor.obrigada

  • Obrigada Dr. Fábio…Seus esclarecimentos tiraram de vez as minhas dúvidas em relação de como conviver sem a vesícula biliar…bela postagem para quem é leigo no assunto assim como eu…Abraços e muitas bençãos em sua vida!

Deixe uma resposta