Como diagnosticar o pólipo na vesícula biliar?

A grande maioria dos pólipos na vesícula biliar não apresentam sintomas e são, na verdade, achados de exame. Para o pólipo dar algum sinal, ele precisa estar numa posição particular, na saída da vesícula, entupindo-a.

É muito frequente o paciente chegar no consultório do médico com um ultrassom que mostra o pólipo na vesícula biliar e afirma que estão querendo operá-lo, e até fica assustado, porque acha que está com câncer na vesícula biliar. Na verdade, esse tipo de câncer é raro e acontece quase totalmente em pessoas muito idosas com mais de 80 anos de idade. Ainda assim, o diagnóstico não é feito apenas por meio de ultrassom, pois quando há dúvida, é necessário complementar através de uma colangioressonância (ressonância da via biliar) ou ultrassom através da endoscopia (coloca-se o ultrassom na ponta do endoscópio para ter um exame mais apurado e com isso conseguir avaliar melhor a presença do pólipo).

Portanto, é raro o paciente precisar ser operado por causa do pólipo na vesícula biliar, porque geralmente são de colesterol e não trazem consequência para o paciente.

Fique de olho,

Saúde!

Deixe uma resposta