Divertículo de Zenker: como tratar?

 

Divertículo de Zenker, é importante antes de falar sobre ele, explicar o que é um divertículo. De acordo com o Dr. Fabio Atui, o divertículo é um abaulamento numa víscera oca. É possível que o indivíduo tenha umas bolinhas para fora no intestino, por exemplo, os chamados divertículos, que podem causar a conhecida diverticulite.

No entanto, o divertículo pode ser qualquer abaulamento numa víscera oca. Dessa forma, “o divertículo de Zenker acontece na transição da faringe com o esôfago, que é um abaulamento nessa região, que pode acumular comida, doer, fazer barulho estranho quando a pessoa aperta e ficar um abaulamento na região do pescoço, especialmente para o lado esquerdo”, esclarece Dr. Fabio Atui.

Tratamento da doença:

Geralmente, o divertículo de Zenker deve ser operado. Segundo o Dr. Fabio Atui, é uma cirurgia razoavelmente simples, em que o divertículo é tirado e a musculatura aproximada. “O divertículo decorre de um ponto fraco na musculatura deste órgão, que quando aumenta a pressão, por causa da deglutição, a mucosa vai saindo e progressivamente vai se dilatando, virando o divertículo de Zenker”, explica.

 Esta não é uma doença grave, é uma doença benigna, que pode ser muito bem resolvida com a cirurgia. No entanto, é um tratamento que requer um especialista em esôfago ou um cirurgião do aparelho digestivo. Portanto, “procure um cirurgião do aparelho digestivo e converse com ele se você realmente tem o divertículo de Zenker e como poderia ser tratado da melhor forma possível”, orienta Dr. Fabio Atui.

Fique de olho,

Saúde!

Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Deixe uma resposta