Nos casos em que o tratamento medicamentoso e as medidas comportamentais são ineficientes, o médico pode propor a cirurgia para a doença do refluxo gastroesofágico, depois de realizar os exames de pHmetria e manometria.
Essa cirurgia é a confecção de uma válvula de refluxo, feita por via videolaparoscópica, em que se isola o esôfago do estômago e do hiato esofágico, costura o estômago sobre ele mesmo, ao redor do esôfago, de tal maneira, que se o estômago ficar muito cheio, ele comprimirá o esôfago e causará menos refluxo no paciente.
O tratamento é reservado para casos com sintomas muito intensos ou que tem complicações, por exemplo, o esôfago de Barrett. No decorrer da cirurgia e do pós-operatório, o paciente tem alterações na alimentação e nos hábitos, portanto, a operação realmente tem suas consequências.
No entanto, é uma cirurgia razoavelmente simples de ser realizada e que tem bons resultados. O mais importante é conversar bem com o médico, que explicará os objetivos da cirurgia e quais resultados poderão ser alcançados.
Fique de olho,
Saúde!
Eu sinto asia e garganta com se fosse fechar