Expedicionários


Expedicionários da saúde:

Expedicionários da Saúde - Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e ColoproctologistaÉ voluntário e coordenador de cirurgia geral dessa organização brasileira sem fins lucrativos, que tem o objetivo de levar medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, às populações indígenas que vivem em regiões isoladas do país e evitar que haja a necessidade de deslocamento do doente e de sua família até os centros urbanos.

Para isso, o grupo conta com um diferencial: o moderno Centro Cirúrgico Móvel, que sai de Campinas, no interior de São Paulo, e vai até regiões da Amazônia Legal, a cada expedição. O equipamento é composto por três tendas cirúrgicas e outras três para pequenas cirurgias e atendimentos nas especialidades de oftalmologia, ginecologia e odontologia. Ele possui instrumentos de última geração, forração térmica e aparelhos de ar-condicionado.

O projeto foi criado por um grupo de médicos voluntários e trata-se de um serviço complementar aos programas que já existem de atendimento à saúde indígena. A ideia nasceu de amigos, na maioria médicos, que organizavam caminhadas pela natureza. Em 2002, tiveram a oportunidade de conhecer uma aldeia Yanomami, no Pico da Neblina, no Amazonas.

Expedicionários da Saúde - Dr Fabio AtuiViram ali uma realidade muito diferente do que viviam e resolveram ajudar de alguma forma a população indígena da região. Buscaram se informar sobre como era feito o atendimento local àquelas pessoas e, a partir disso, planejaram uma participação eficaz do grupo.

Assim, em 2003, nasceu o projeto Expedicionários da Saúde. Desde então, são feitas viagens de atendimento médico às comunidades indígenas isoladas.
O grupo já viajou para diversos lugares, entre eles estão Tapajós, no Pará; Pari Cachoeira, no Amazonas; Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso e Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Para conhecer melhor o projeto, acesse http://www.eds.org.br


Doações

Esse trabalho é viabilizado a partir de parcerias com profissionais da saúde e instituições locais para que sejam feitos os diagnósticos e a pré-seleção de pacientes, além do planejamento das viagens.

O Expedicionários da Saúde conta com a ajuda de outros profissionais e com a parceria de empresas na forma de doações financeiras, de serviços e de materiais.

Para colaborar com o projeto, basta acessar o site e escolher a melhor forma de doar:http://www.eds.org.br/doacoes.asp

Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista