O que é fissura anal?

É muito frequentes os pacientes chegarem no consultório médico com uma queixa de sangramento e um pouco de dor na borda do ânus. Eles acham que é hemorroida, mas quando o médico examina descobre que é fissura anal.

A fissura anal é um machucado longitudinal no canal anal, uma região nervada e delicada, e, por isso, quando o paciente tem que ir ao banheiro sente uma dor muito grande.

Às vezes, essa fissura é aguda, ou seja, quando o indivíduo faz um cocô mais duro e machuca, ele fica por uns dias com o canal anal doendo  e, eventualmente, sangrando. A dor aparece, especialmente, depois da evacuação, porém, depois de um tempo vira uma cicatriz e fecha.

Há muitas pessoas com um quadro parecido, mas é crônico. Essa fissura fica maior, com borda elevada e não cicatriza sozinha. Nesses casos, é necessário procurar um médico para fazer o diagnóstico e tratar. Em geral, o tratamento é com pomadas, que vão ajudar a cicatrização, além de cuidados para amolecer o cocô, para ir ao banheiro com menos esforço, não usar papel higiênico, com banho de assento morno, e controle da dor. Dessa maneira, conseguirá a cicatrização.

Porém, poucas pessoas não cicatrizam ou então até chega a cicatrizar, mas logo abrem novamente. Nesse caso, o paciente é submetido a cirurgia, em que é feita a retirada dessa borda maior, relaxa a musculatura do ânus e propicia o fechamento da ferida.

Mas não se esqueça que para tratar é necessário que você vá ao médico e mostre o problema para que ele possa descobrir qual é o melhor tratamento. Não tenha vergonha, pois é uma doença muito comum. Há pessoas que sofrem durante meses, porque têm vergonha de ir ao médico. Não faça isso, o importante e buscar o melhor para a sua saúde, para que tenha uma boa qualidade de vida, porque isso fará você viver mais e melhor.

Fique de olho,

Saúde!

1 ComentárioDeixe seu comentário

  • Por favor Dr Fiz uma cirurgia de aneurisma ,tomei muito remedio enquanto estava no hospital e alimentaçao nasogastrica qdo voltei da anestesia senti muita dor no anus e fazia cocô só uma geléia com alguns filetes de sangue.Hoje 07/02/15 faz um mes que tive alta e meu anus continua coçando ,doendo,parou de sangrar,mas tudo oque como me causa diarréia na hora.Fui ao hospital e me pediram uma colonoscopia,esta semana irei marcar. Só tenho retorno com meu médico em maio,não sei oque fazer.Por favor me oriente.

Deixe uma resposta