Você teve hemorroida durante a gravidez?

É muito comum durante a gravidez a mulher ter crise de hemorroida, porque o bebê está praticamente sentado em cima de uma veia importante para o organismo, chamada veia cava. Ela drena o sangue de praticamente tudo o que vem abaixo coração e o faz voltar para o coração. Dessa forma, quando a mulher está grávida, o bebê se apoia sobre a veia cava e assim, tudo o que está abaixo do neném se dilata. Por isso, as pernas ficam inchadas e as veias do ânus podem dilatar também, causando a doença hemorroidária. 

Durante esse período, o médico evita operar a mulher, a não ser casos muito urgentes. Isso porque as drogas podem afetar o bebê e a cirurgia atrapalhar a gravidez. Há casos raros em que são necessárias pequenas intervenções para que a a grávida consiga suportar o desconforto e melhorar a vida dela enquanto o bebê não chega.

Mas, em geral, após o nascimento do neném, a hemorroida murcha e volta ao normal. Assim, depois que a mulher decide não ter mais filhos, a cirurgia pode ser feita. É importante destacar que, geralmente, não se opera entre um filho e outro, porque o problema pode voltar.

Além disso, quando o bebê nasce e mãe passa a amamentar, ela gasta muito líquido para produzir o leite. Então, se a mulher não tomar muita água, o corpo vai tirar líquido de algum lugar para privilegiar o leite da criança e, assim, o cocô vai secar e concentrar o xixi. De tal maneira, que a mãe vai se sentir ressecada e ter prisão de ventre. Portanto, durante a lactação é necessário tomar muito líquido para evitar a inflamação do ânus na hora de ir ao banheiro.

Fique de olho,

Saúde!

2 ComentáriosDeixe seu comentário

  • Doutor eu fiquei isso me trás muito desconforto cm meu esposo tenho vergonha disso e vergonha de falar cm o médico sobre isso .o que fazer ?

    • Barbara, hemorroida é um problema comum e com tratamento que resolve e traz de volta a qualidade de vida ao paciente.
      Você precisa vencer a vergonha e conversar com o seu médico para avaliar se tem realmente hemorroida e se é caso de operar.
      Boa sorte

Deixe uma resposta