Hérnia inguinal: a cirurgia pode causar dor no testículo?

Dor no testículo e quando voltar a fazer atividade física são algumas das dúvidas com relação à cirurgia de hérnia inguinal

A hérnia inguinal é sempre de tratamento cirúrgico e, em alguns casos, existe um nervo que passa perto do caminho onde se opera e ele pode causar uma dor crônica e intensa no testículo. De acordo com Dr. Fabio Atui, a cirurgia bem realizada visa não encontrar e nem mexer nesse nervo. “Mas existem variações anatômicas, ou seja, as pessoas são diferentes, e o nervo está num lugar incomum. Às vezes, esse nervo está no meio do caminho e o cirurgião encontra esse nervo e pinça. Com isso, pode causar uma certa dor crônica, especialmente no testículo”, elucida.

No entanto, existem algumas formas de tratamento. Dessa forma, é importante discutir com o seu médico sobre o assunto. Segundo Dr. Fabio Atui, caso esse nervo esteja causando muita dor e esteja atrapalhando sua vida, é necessário encontrar uma maneira de fazê-lo parar de doer e o seu médico saberá tratar da melhor maneira.

Outra grande dúvida com relação à cirurgia de hérnia inguinal é a volta às atividades físicas, depois da operação. Converse com o seu médico e discuta com ele o melhor momento para você passar a fazer ginástica novamente, por exemplo. Além disso, é necessário o paciente experimentar e ver como está se sentindo. “Acho que você deve vagarosamente ir fazendo e ver se está se sentindo bem, se está realmente preparado para voltar à fazer atividade física. E, aí sim, realizar atividade física, porque ela é muito importante, e quanto antes você voltar, é melhor pra você”, conclui Dr. Fabio Atui.

Fique de olho,

Saúde!

Deixe uma resposta