Intestino preso: qual é a melhor posição para ir ao banheiro?

Como sua postura de ir ao banheiro afeta sua saúde

Se você tem intestino preso, há posições que podem facilitar a sua ida ao banheiro. De acordo com Dr. Fabio Atui, existe um ângulo entre o reto e o ânus e, na medida em que esse ângulo está mais esticado, a força é mais eficiente e a pessoa consegue ir ao banheiro. Porém, quanto mais agudo, fica mais difícil. “Então, existe uma posição onde você tem a perna fletida em relação ao seu corpo, que é quando você senta no vaso, e está com o joelho alto em relação ao eixo do seu corpo. Nessa posição, o reto se alinha com o ânus e facilita e propicia uma melhor ida ao banheiro”, explica. Dr. Fabio Atui exemplifica o caso do cachorro. Na hora de fazer suas necessidades, o animal fica numa posição em que ele encurva as costas. Assim, ele retifica o intestino para facilitar a ida ao banheiro.

Intestino Preso - Por Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e ColoproctologistaIntestino Preso - Por Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e ColoproctologistaÉ importante ressaltar que quem sofre com intestino preso não significa que, se retificar, deixará de ter o problema – mas pode ajudar. “A minha orientação para quem tem intestino preso é a seguinte: se você já toma água, já come fibra, faz atividade física e, ainda assim, o seu intestino não funciona direito, você tem que procurar um médico, tem que entender por que ele não funciona direito”, alerta Dr. Fabio Atui. Segundo ele, não adianta você fazer o mesmo tratamento da sua vizinha, como, por exemplo, tomar laxante. É necessário ir ao médico, para que ele investigue o seu caso e proponha o melhor tratamento. “Agora, se você não toma água, não come fibra e não faz atividade física, precisa começar a fazer. Antes de procurar o médico, comece a fazer porque isso pode te ajudar”, orienta.

Portanto, tem problemas com intestino preso? Vale a pena usar o banquinho para tentar ir melhor ao banheiro, ou até mesmo uma pilha de tijolos, por exemplo. O importante é colocar algo perto do vaso para ficar com o joelho mais alto.

Fique de olho,

Saúde!

Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Deixe uma resposta