Não confunda pólipo na vesícula biliar com câncer

A quantidade de pergunta que a gente recebe sobre pólipo na vesícula biliar é muito grande.

A pessoa se assusta ao ler o resultado de um ultrassom onde está escrito pólipo  na vesícula biliar. Aí já acha que está com câncer, já ouviu falar em pólipo do intestino, pólipo do estomago, causa um estresse muito grande.

Pólipo na vesícula, fazer ou não cirurgia?

Alguns médicos recomendam a cirurgia, outros dizem que não é preciso, E fica uma confusão e deixa todo mundo muito inseguro.

Na grande maioria das vezes, o pólipo na vesícula biliar não indica cirurgia para vesícula biliar. O pólipo na vesícula biliar não tem nada a ver com câncer da vesícula biliar. Além de muito raro, ele acontece especialmente em pessoas muito idosas. São raros os casos desse problema em idosos com menos de 80, 90 anos de idade.

Os pólipos na vesícula biliar, em sua grande maioria, são de colesterol e não tem nenhuma consequência clínica. A não ser quando esse pólipo está numa posição muito particular, que obstrui a estrutura da vesícula biliar e pode dar sintomas como cólica, a não ser em casos muito particulares, você não precisa fazer nada. O que é preciso através de um clinico geral ou um gastroenterologista, acompanhar a presença do pólipo através de ultrassom de abdômen anualmente para ver se está crescendo ou estacionado.

Existem colegas que indicam a cirurgia para pólipo na vesícula biliar, na minha opinião não é necessário. Como não dá sintoma, como não tem risco de complicação grave, não há sentido de expor a pessoa ao risco da cirurgia.

Mas se você acompanha e o pólipo na vesícula registra um aumento, aí sim é indicada uma cirurgia laparoscópica através de 4 orifícios para retirada da vesícula biliar.

Na grande maioria das vezes, não é necessário a cirurgia nem tão pouco medicamento, é só acompanhar.

Fique de olho, saúde!

Deixe uma resposta