O que é colonoscopia?

O-que-e-colonoscopia-dr-fabio-atui

Existem muitos mitos e dúvidas a respeito deste exame. Apesar de ser considerada desagradável por muita gente, a colonoscopia é um exame simples, bem tolerado e de extrema importância para evitar graves doenças.

Indicações:
– A colonoscopia é a principal arma do médico para realizar a prevenção do câncer de intestino. Este exame possibilita visualizar com detalhes toda a mucosa do cólon (intestino grosso) buscando as lesões precursoras do câncer, os pólipos, que, já durante a mesma colonoscopia, podem ser retirados evitando essa grave doença, sem a necessidade de internação, anestesia ou tratamentos complementares.
– O exame é usado também para avaliar o intestino grosso nos casos de colites (inflamações), doença diverticular, obstipação e outras patologias.

Preparo:
– O exame visa encontrar lesões mínimas, bem como alterações muito sutis de coloração e vasculatura na mucosa. Os resíduos comumente encontrados no intestino não podem estar lá. Por isso, antes do exame, o paciente é submetido a um preparo de cólon, ou seja, é induzida uma diarreia que “limpa” o cólon e retira os resíduos sólidos. Esse preparo é a parte mais chata do exame porque demanda o uso de remédios laxantes, dieta especial sem resíduos, o consumo de muita água e exige que o paciente caminhe pelos corredores do hospital e clínica.

O exame:
– Durante o exame o paciente estará sedado, ou seja, dormindo. Não é uma anestesia, mas uma sedação que mantém o paciente inconsciente para que as manobras que progridem o aparelho pelo intestino não causem desconforto.

Objetivo:
– A colonoscopia já salvou muitas vidas! O exame propicia a identificação e retirada dos pólipos, que são lesões precursoras do câncer, sem precisar de internação, anestesia, cirurgia ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia. O indivíduo fica livre de um câncer antes do tumor se instalar, o que foi um grande avanço na evolução dessa doença.

Riscos:
– Todo exame invasivo tem riscos, a colonoscopia não é exceção. Apesar de raro, complicações como perfuração do intestino podem acontecer, especialmente em pacientes que têm doenças no intestino. Por isso, a indicação do exame e a frequência com que o exame deve ser feito devem ser ditadas por um médico, que vai avaliar o risco contra o benefício do exame.

Já discutimos anteriormente as pessoas que devem se submeter a este exame para prevenir o câncer, veja aqui: http://www.fabioatui.com.br/sinais-cancer-intestino/

Por isso, se você se enquadra na população que deve ser rastreada, ou seja, deve procurar prevenir ativamente o câncer, discuta com seu médico a realização de colonoscopia.

Repito uma frase que considero de extrema importância: “Desagradável não é a colonoscopia, desagradável é ter câncer de intestino”.

Fique de olho!
Saúde!

Como combater o maus hálito? - Dr Fabio Atui

3 ComentáriosDeixe seu comentário

Deixe uma resposta