Você sabe o que é esôfago em quebra-nozes?

Quando o indivíduo tem refluxo, em algumas vezes, a acidez do estômago irrita tanto o esôfago, que ele se contrai de uma maneira abrupta e violenta, quase como uma câimbra, causando uma dor forte – esse sintoma é chamado de esôfago em quebra-nozes.

Uma vantagem, nesse caso, é quando o refluxo é tratado, ele para de irritar o esôfago e o esôfago em quebra-nozes costuma melhorar também. Portanto, é um sintoma secundário ao quadro da doença do refluxo gastroesofágico, que pode ser facilmente controlado.

Porém, há momentos do tratamento da doença, em que erramos na mão: fica nervoso demais e a acidez aumenta, toma anti-inflamatório não-hormonal por causa de dor na coluna e o que ajuda a ter secreção ácida. Além disso, pode acontecer exageros na alimentação: sai para jantar e toma muito vinho ou café. Essas situações fazem com que a gente perca o controle da doença do refluxo gastroesofágico e, assim, pode gerar crises.

Por isso, é importante o indivíduo aprender sobre o próprio corpo, descobrir quais são os parâmetros que fazem piorar o refluxo, a azia e a queimação, para evitar os sintomas e ter uma vida mais homogênea, sem tantas crises.

Fique de olho,

Saúde!

Deixe uma resposta