Pedra na vesícula não dissolve com cloreto de magnésio!

Não acredite em qualquer informação

A pedra na vesícula não é dissolvida pelo cloreto de magnésio e, por isso, você não deve tomá-lo para este fim. Existem muitas pessoas na internet que falam sobre este tipo de tratamento, mas não acredite! “A pedra na vesícula não dissolve e ainda bem que não dissolve, porque se dissolver, ela vai ficar pequena, vai passar pelo canal e vai entupir lá na frente”, explica Dr. Fabio Atui. Com isso, a pedra poderia causar muito mais confusão fora da vesícula, do que se ficar parada lá. “Porque na hora que ela migra, pode entupir a drenagem no pâncreas e causar uma pancreatite aguda biliar, que é bastante grave”, completa Dr. Fabio.

Então, não acredite nessas promessas encontradas em sites na internet a respeito de dissolver pedra na vesícula. Na verdade, não existe explicação médica e científica séria e nenhum progresso nessa direção. Se houver alguma novidade, com certeza falaremos sobre este assunto.

O tratamento para cálculo biliar é feito a partir de uma cirurgia, em que é retirada a vesícula do paciente. A única opção, além dessa, é não operar. Há situações em que o médico pode preferir não realizar a cirurgia. Porém, “tratamentos alternativos que dissolvem cálculo e fragmento não funcionam e também podem causar grandes problemas”, alerta Dr. Fabio Atui. Segundo ele, é preciso ter cuidado com essas promessas vazias. Sempre preste atenção com sites e blogs e veja de onde vem a informação. “Nós temos que cultivar a informação de qualidade, porque a informação de qualidade propicia saúde, informação ruim pode causar problemas de saúde”, finaliza.

Fique de olho,

Saúde!

Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Deixe uma resposta