Entenda o exame pHmetria 24 horas

Exame Phmetria 24 horas - Por Dr. Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Série especial: “A importância dos exames”

PHmetria 24 horas

A pHmetria 24 horas é um exame importante para a avaliação da doença do refluxo gastroesofágico, pois, através dele, o médico pode analisar objetivamente o grau do problema. 

O exame é realizado introduzindo-se um sensor na narina, que medirá o pH, ou seja a acidez, nos diversos segmentos do esôfago por 24 horas. Assim, ao final do procedimento, é possível ter informações, como: em qual período do dia o pH está baixo, se o refluxo acontece depois da alimentação ou enquanto o paciente está dormindo, se o problema é grave ou moderado.

Exame Phmetria 24 horas - Por Dr. Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e ColoproctologistaEssas informações são essenciais para que o médico possa instituir o tratamento adequado para cada indivíduo.

Muitas pessoas consideram o exame desagradável, porque é necessário ficar com uma sonda, que passa pelo nariz e vai até o estômago, num período de 24 horas. Mas é importante destacar que essa sonda é bem fininha, igual um fiozinho, e não irá te incomodar tanto – não é preciso ter medo. Além disso, a pHmetria 24 horas dará informações importantes e pode ser determinante para a escolha da melhor conduta do médico, como, por exemplo, se será necessário ou não operar da doença do refluxo gastroesofágico. Portanto, realize o exame, se for preciso, e cuide bem da sua saúde.

A pHmetria 24 horas precisa ser feita quando o paciente realiza suas atividades normalmente, não sendo recomendado em repouso e nem aos finais de semana.

Fique de olho,

Saúde!

Dr. Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Deixe uma resposta