Você precisa se preocupar com pólipo na vesícula?

Muitas vezes, as pessoas, especialmente as mulheres, vão fazer exame de rotina no ginecologista, que pede um ultrassom. O exame então mostra um pólipo na vesícula biliar, o que deixa os pacientes preocupados porque acham que têm um câncer na vesícula biliar.

O câncer na vesícula biliar é muito raro e acomete quase exclusivamente pessoas muito idosas, com mais de 90 anos de idade. Então, a maioria das vezes em que é encontrado pólipo na vesícula biliar de pessoas jovens não é nada. Na maioria das vezes, trata-se de um pólipo de colesterol, que não tem repercussão clínica, não se transforma em câncer, não piora, não causa sintoma, em que nada é preciso ser feito.

Entretanto, para ter a certeza, algumas vezes são feitos exames complementares, como ressonância nuclear magnética da região das vias biliares. O médico pode até esperar um período razoável para repetir o ultrassom e acompanhar, ver que não está crescendo e nem está gerando grandes problemas.

Se esse pólipo na vesícula biliar estiver num lugar ruim ou for muito grande, alguns pacientes precisam ser operados. Mas, isso é exceção, porque a maioria das pessoas com o problema não precisa fazer nada. É possível que os pacientes nem percebam os pólipos, a não ser que façam o exame de controle.

Portanto, não precisa se preocupar, porque pólipo na vesícula biliar geralmente não é nada.

Fique de olho,

Saúde!

Deixe uma resposta