O que é prurido anal?

O prurido anal é a coceira no ânus e que pode se expressar como uma coceira verdadeira ou, até mesmo, um desconforto na perianal. A maioria dos casos é decorrente de uma doença orificial, ou seja, grande parte das pessoas com esse problema tem hemorroida, fissura ou fístula anal, que são as principais doenças perianais.

As doenças podem causar um ânus úmido, assadura da pele perianal, dificultar a higiene, secreção na região, deixar a pele inflamada e sensível, e, assim, suscetível a ter coceira. Na grande maioria das vezes, com o tratamento dessas doenças orificiais, a coceira desaparece.

Porém, há uma pequena quantidade de pessoas que tem o prurido anal primário, ou seja, decorrente de não se sabe o quê. Esses casos são mais difíceis de tratar e precisam do acompanhamento de um bom proctologista, que possa resolver o problema.

É importante ressaltar que se você estiver com a região inflamada, passar pomada, creme e talco não vai ajudar a resolver, porque os produtos podem causar alergia e piorar a coceira. Além disso, comidas muito temperadas com pimenta, especiarias, curry, canela, gengibre, wasabi podem aumentar o prurido anal.

Portanto, as primeiras indicações são: não usar papel, procure lavar e secar muito bem, evitar alimentos muito condimentados, procurar um médico para tentar identificar se tem alguma doença orificial associada.

Fique de olho,

Saúde!

Deixe uma resposta