Quais os sintomas do câncer colorretal?

Quais-os-sintomas-do-cancer-colorretal-dr-fabio-atui

O câncer colorretal abrange tumores que atingem o intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente.

Já falamos aqui sobre o rastreamento, ou seja, as pessoas que devem se prevenir contra o câncer colorretal, ou do intestino, mesmo que não tenham qualquer sintoma.
http://bit.ly/1wbycIz

Mas atenção! Mesmo que você não se enquadre na população com maior risco de desenvolver o câncer, deve estar atento a alguns sinais e sintomas.

Ouvir o próprio corpo é muito importante. Seguem alguns sinais que podem estar relacionados com o câncer colorretal ou pólipos:

– Sangue nas fezes: muitas vezes este é o primeiro sinal de câncer colorretal. As pessoas costumam achar normal esse sangue, porque acreditam que é consequência de hemorroidas, porém, às vezes, pode ser algo mais grave. Lembre-se que sangue nas fezes nunca é normal, não deixe de procurar um médico.

– O sangue pode ser tanto da cor viva, que ocorre quando o tumor está do lado esquerdo do intestino, quanto mais escuro, quando o tumor se concentra do lado direito.

– Muitas vezes o indivíduo nota um muco, como uma clara de ovo, nas fezes. Isso se chama mucorréia e é um sinal de alerta importante, nestes casos um médico deve ser consultado.

– Mudança do hábito intestinal: se você sempre teve intestino preso e agora ele começar a soltar ou vice-versa é que você precisa investigar o que aconteceu. O ritmo intestinal não muda sem motivo, algumas vezes pode ser simplesmente uma mudança de dieta ou algum distúrbio hormonal, mas, pode tratar-se de algo mais grave e merece atenção.

– Alternância entre diarreia e intestino preso: se o seu intestino fica preso e depois solta de forma alternada repetidas vezes também pode indicar algum problema no corpo.

Atenção! As pessoas com intestino preso têm mais chances de desenvolver câncer colorretal.

– Sensação de evacuação incompleta: se você vai ao banheiro, mas sente que não evacuou por completo ou sente uma vontade constante de ir ao banheiro, chamada de “puxo” ou “tenesmo” são sinais de alerta. Um pólipo ou um tumor pode estar estimulando o reto a ter esta falsa sensação.

– Sintomas sistêmicos, como cansaço, perda de peso e anemia, podem ser decorrentes deste tipo de tumor e sempre devem ser investigados.

– Dor em cólicas, bem como distensão abdominal, também são sintomas genéricos que podem estar associados às lesões no cólon e reto.

Prevenir é o melhor a fazer. Mas se você detectar algo de errado no corpo precocemente, procurar o médico e as suspeitas se comprovarem, as chances de cura são maiores.

Preste atenção no seu corpo, nos sinais que ele envia e não deixe de procurar um médico nessas situações.

Fique de olho
Saúde!

Dr Fabio Atui Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia

3 ComentáriosDeixe seu comentário

  • É muito importante essas informações ,estou com dois casos de câncer no intestino duas irmãs ,estou mt preocupada estou fazendo exames estou aguardando para fazer a colonoscopia mas tudo pelo Sus é demorado só Deus sabe quando vai sair espero que não seja tarde porque uma das minhas irmãs faleçeu no mês de Agosto de 2014 . Nos ultimos dias estou com uma infamação ,não sei se é morrodia ou se é outa coisa ,so sei que doe muito ,estou usando uma pomada Nebacetin com Neomicina mas ainda não vi melhora ,tem um mês que marquei uma conssulta com um clinico ,marcaram para
    dia 29 de Janeiro . Eu gostaria de fazer a colonoscopia o mais rápido me falaram que é mt caro ,poderiam me informar quanto?Desculpe se falei mt mas estou preocupada porque tenho que fazer uma cirurgia de Pedra na vizícula a mesma cirurgia que minha irmã fez quando o medico descobriu que ela estava toda tomada pelo maldito câcer ,foi mt sofrimento prá mim acompanhei até os últimos momento de sua Vida. Não sei se o sr pode intender o meu desabafo ,obrigado.

Deixe uma resposta