Quando é necessário fazer endoscopia?

Destacada Exames - Endoscopia - Por Dr. Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Série especial: “A importância dos exames”

ENDOSCOPIA

No segundo episódio da série especial, discutimos a importância desse exame, indicado para pessoas com sintomas do aparelho digestivo:

A endoscopia é um conhecido exame realizado para avaliar o esôfago, o estômago e as primeiras porções do duodeno. É indicada para os pacientes que têm um ou mais sintomas do aparelho digestivo alto, como queimação, disfagia (dificuldade de engolir), azia, refluxo e regurgitação. Além disso, deve ser feita para rastrear e prevenir câncer de esôfago e estômago, até mesmo em indivíduos que não têm sinais.

Endoscopia - Por Dr. Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e ColoproctologistaDurante o exame, o paciente estará dormindo, pois um médico, de preferência anestesista, aplicará uma sedação, para garantir que ele não veja nada durante o procedimento. Assim, um tubo será colocado na boca e seguirá até o aparelho digestivo, com um chip na ponta, para filmar os órgãos por dentro, avaliando as mucosas. O médico avalia a região, colhe biópsias, procedimentos na transição esôfago gástrica e até na papila duodenal (onde drena a bile e o suco pancreático).

Além disso, a endoscopia pode ser feita para diagnosticar a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, o que é muito importante no tratamento da doença péptica (gastrites, úlceras) e na prevenção do câncer de estômago.

O paciente precisa estar com um acompanhante, durante a endoscopia, pois o efeito da sedação demora um pouco para passar..

Fique de olho,

Saúde!

Dr. Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Deixe uma resposta