É importante ressaltar que as pessoas que necessitam do rastreamento do câncer de intestino são aquelas que não têm sintomas, porque senão será um diagnóstico. O diagnóstico é feito quando o paciente tem alguma queixa relacionada ao câncer de intestino, como: sangue e muco nas fezes, alternância de diarreia e obstipação, alteração do hábito intestinal, perda de peso, anemia, fraqueza, sensação de evacuação incompleta.
Porém, existem ocasiões em que o indivíduo não tem sintomas, mas ainda assim precisa prevenir o câncer de intestino. Todas as pessoas com mais de 50 anos de idade precisam se submeter a um rastreamento. Aquelas com mais de 40 anos de idade, que tenham parente de primeiro grau com história de câncer de intestino ou pólipo, também necessitam fazer o rastreamento.
O rastreamento do câncer de intestino é feito por meio de dois exames. Primeiramente, o sangue oculto nas fezes, em que há uma peneirada grosseira, porque dará positivo para muitas pessoas. Depois, será feita uma colonoscopia nesses pacientes, que indicará pólipo ou câncer de intestino em alguns deles.
O principal é você prestar atenção na sua evacuação, ouvir o seu corpo. Se notar qualquer sinal de alerta ou algo diferente, procure seu médico.
Fique de olho,
Saúde!


