Refluxo gastroesofágico: quais são os sintomas?

Aftas, rouquidão e alterações na garganta podem ser sintomas do refluxo gastroesofágico.

refluxo gastroesofágico é o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago, que pode subir até a laringe. Este conteúdo gástrico é muito ácido e pode queimar o esôfago e a laringe, levando a sintomas, como: rouquidão, aftas, ardência da língua, alteração do esmalte do dente e, inclusive, alterações na garganta.

No entanto, de acordo com Dr. Fabio Atui, as pessoas costumam supervalorizar esses sintomas que ocorrem na boca e todo mundo que está com afta ou com a garganta inflamada pensa que é refluxo. “A incidência desse tipo de alteração, relacionada ao refluxo, não é tão frequente quanto as pessoas imaginam. Aftas e ardência na língua são muito mais relacionadas à uma desidratação, à uma secura da boca, que pode ocorrer com a idade, com algumas doenças ou com um mau cuidado de higiene oral, do que relacionadas com refluxo“, explica.

Segundo Dr. Fabio Atui, muitos indivíduos vão ao consultório médico para reclamar do mau hálito, por exemplo, mas a possibilidade deste problema ser decorrente de um problema gastrointestinal é pequena. Para ele, é muito mais frequentemente resultante de um problema da boca. Por isso, nestes casos, é necessário procurar um especialista chamado de estomaterapeuta – dentista ou médico responsável por cuidar da boca, dentes, língua e coisas deste aspecto.

É importante também ficar atento para perceber se há outros sintomas decorrentes do refluxo gastroesofágico. “O refluxo não costuma dar sintoma oral sozinho, ele costuma dar azia também e outros sintomas. Então, se você sente alterações orais sem ter azia, má digestão e náusea, é improvável que seja relacionado ao aparelho digestivo”, esclarece Dr. Fabio Atui.

De qualquer maneira, em caso de dúvida com relação a estes sintomas, é sempre importante procurar um especialista no assunto para fazer o diagnóstico adequado e sugerir o melhor tratamento.

Fique de olho,

Saúde!

Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Deixe uma resposta