A retirada da vesícula biliar é obrigatória em caso de pancreatite?

A retirada da vesícula é o único tratamento para os problemas de cálculo biliar. Mas, não são todos os casos em que se precisa operar. O médico sempre levará em conta a situação de cada paciente, com relação aos riscos.

De acordo com o Dr. Fabio Atui, as pessoas que já tiveram pancreatite biliar, ou seja, passaram pela situação de a pedra migrar e entupir o pâncreas, causando problemas relacionados à pancreatite, é importante que seja realizada a cirurgia da retirada da vesícula biliar. “Porque mostra que são cálculos pequenos, são cálculos que podem se fragmentar e migrar, ou que tem o duto da vesícula maior, que aceita o cálculo descendo por ali”, explica.

Quando é necessária a retirada da vesícula?

Retirada da vesícula biliar - Por Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e ColoproctologistaPara ele, nesses casos de crises de vesícula, colecistite aguda ou pancreatite, a indicação cirúrgica fica ainda mais importante. No entanto, isso não quer dizer que seja obrigatório operar. “Eu acho que a cirurgia fica mais provável e um bom cirurgião indicaria a cirurgia com mais vigor”, finaliza Dr. Fabio Atui. Portanto, é sempre necessário conversar com um bom profissional de saúde, que possa indicar os prós e contras da retirada da vesícula biliar.

Fique de olho,

Saúde!

Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Deixe uma resposta