Há relação entre sementes e diverticulite?

Muitas pessoas já ouviram falar que semente de tomate, caroço de uva ou de jabuticaba podem entupir o divertículo e causar a diverticulite. Acreditou-se por muito tempo nessa teoria até que um grupo de estudiosos fez uma pesquisa com duas populações – uma delas comia alimentos com sementes e a outra não comia com alimentos com sementes.

Durante a análise do estudo, descobriu-se que quem não comia alimento com semente não tinha menos crise do que os que comiam com semente. Ou seja, o número de crises era equivalente.

Isso significa que comer semente não interfere na presença ou na ocorrência de diverticulite aguda. Porém, há pacientes que quando comem semente de tomate, caroço de uva ou de jabuticaba não se sentem bem, portanto, o aconselhável é não consumir.

Não existe correlação do ponto de vista científico entre a ingestão de semente e a diverticulite aguda. Então, se você já teve diverticulite e tem uma dieta restrita pode comer semente tranquilamente, veja o que vai acontecer, porque não tem motivo para não comer.

Fique de olho,

Saúde!

Deixe uma resposta