Quais são os sintomas do esôfago de Barrett?

 

Quando as pessoas têm esofagite de refluxo, a agressão crônica do ácido do estômago na mucosa do esôfago pode causar uma alteração, chamada de esôfago de Barrett, que é uma mudança da mucosa do esôfago decorrente da agressão cronica que ele vem sofrendo.

É importante destacar que essa lesão, no decorrer do tempo, pode levar ao câncer de esôfago, portanto, a doença é um sinal de gravidade do refluxo gastroesofágico.

O esôfago de Barrett não tem sintomas. Há pessoas que tem sintoma intenso da doença do refluxo e não tem esôfago de Barret e vice-versa.  Portanto, a presença ou não da doença não define os sintomas.

Por isso, é importante sempre fazer uma endoscopia para saber como está o esôfago, mesmo nos casos com poucos sinais.

Fique de olho,

Saúde!

2 ComentáriosDeixe seu comentário

  • Meu nome e Magda, fiz uma cirurgia de hernia de hitao. faz 08 meses. Tenho esofago de barret , mesmo apos a cirurgia continuo a sentir muita azia, e normal Durante a cirurgia aconteceu um acidente, foi perfurado o figado e baco. tive muita hemorragia. Agora sinto, umas pequenas dores do ladom esquerdo e muita azia

    • Cara Magda, infelizmente alguns pacientes permanecem com refluxo após a cirurgia.
      Procure seu cirurgião para tirar mais dúvidas sobre o procedimento e para esclarecer se as complicações podem ter algo a ver com o sintoma atual.
      Boa sorte!
      — Equipe Dr Fabio Atui

Deixe uma resposta