Sintomas do refluxo gastroesofágico

Sintomas-do-refluxo-gastroesofagico-dr-fabio-atui

Cerca de 5% da população mundial apresentam refluxo gastroesofágico todos os dias. Essa é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. O movimento irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas típicos da DRGE (doença do refluxo gastro esofágico).

Quando uma pessoa se alimenta, a comida passa pela boca,  laringe e progride para o estômago através do esôfago. Existem muitos mecanismos que impedem o refluxo do conteúdo gástrico, que é ácido, para o esôfago.

Um dos mecanismos anti-refluxo é o esfíncter inferior do esôfago, que é um anel muscular na transição entre o esôfago e o estômago e que relaxa somente na hora que engolimos.

Se o esfíncter não fechar bem, tudo o que a pessoa comeu, bebeu e até mesmo o suco gástrico usado na digestão pode vazar de volta para o esôfago. Isso é chamado de refluxo gastroesofágico. Esse refluxo pode causar irritação na parede do esôfago, gerando os sintomas característicos da doença do refluxo gastroesofágico.

Já falamos aqui sobre o assunto:

http://www.fabioatui.com.br/cirurgia-para-azia/

http://www.fabioatui.com.br/voce-sente-azia/

Na maioria das vezes os sintomas são queimação e azia, podendo até causar dor retroesternal, ou seja, dor atrás do osso do meio do tórax. Mas, alguns pacientes apresentam sintomas inusitados e menos frequentes, e é sobre isto que vamos falar hoje.

Quando alguém apresenta tosse seca recorrente, que não melhora com os xaropes comuns, e é, em geral, noturna e com uma evolução arrastada, deve-se suspeitar de DRGE. O ácido pode irritar a laringe e as cordas vocais, causando tosse, rouquidão e pigarro.

Alguns pacientes têm um sintoma terrível, acordam à noite com sensação de sufocamento causado por um espasmo de laringe decorrente do refluxo. A boa notícia é que, apesar da sensação ser muito ruim, ninguém realmente sufoca com o espasmo de laringe. As pessoas que têm refluxo podem sentir uma irritação frequente ou constante na garganta, engasgo noturno, falta de ar à noite com sensação de “garganta fechada”, tosse seca ou irritativa crônica e rouquidão frequente.

As aftas podem aparecer também na boca de quem tem refluxo gastroesofágico. Caracterizadas por uma lesão arredondada, recoberta por uma membrana branco-amarelada e com uma mancha avermelhada em volta, as aftas podem ocorrer em qualquer ponto da cavidade bucal, ser isolada ou múltipla, e seu tamanho também pode variar. As feridas tendem a desaparecer naturalmente dentro de cinco a 15 dias e não deixam cicatrizes.

Nem sempre a DRGE se expressa com azia e queimação, se você sente tosse seca arrastada, rouquidão frequente e aftas recorrentes, pergunte ao seu médico se não pode se tratar desta doença.

Fique de olho,

Saúde!

Como combater o maus hálito? - Dr Fabio Atui

44 ComentáriosDeixe seu comentário

  • Olá doutor, sinto muita azia,enjoo, junta muita água na boca. FALTA DE AR PRINCIPALMENTE quando estou deitada..tenho que sentar na cama para melhorar..de manhã as vezes tenho tosse.. e vomito..o que seria?

    • Cara Rose, são múltiplos sintomas que talvez não tenham relação entre si.
      Tosse e enjoo podem ser sintomas de refluxo, mas é preciso uma avaliação médica e exames para ter certeza da causa do seu problema.

  • Oi meu nome é elizabeth e estou com, quase todos esses sintomas que todos falaram .vai faz um mês, que estou com que acordei numa noite , acordando todos caindo com falta de ar , me tremendo com a sanção que tinha alguém me sufocando fui ao medico as pressas pq estava com muita falta de ar e o coração com uma angústia parecia que meu coração ia sair pela boca e agora estou com a boca do estômago doendo e queimando o quê devo procurar

    • Cara Elizabeth, entendo a sua preocupação, mas falta de ar pode ser devido a vários tipos de doença, principalmente do coração e pulmão.
      Pode sim estar relacionada à Doença do Refluxo, mas não é um sintoma comum.
      Se você agora tem dor e queimação, procure um cirurgião do aparelho digestivo ou gastroenterologista para avaliar a possibilidade de ser refluxo.
      Boa sorte

  • Dr.Fabio Atui , Boa naoite .
    Sinto desconforto ao engolir como se a comida ficasse presa na garganta , azia , tores nas costa , arrotos , queimação, uma baba que não passa na garganta e uma falta de ar horrível. Será que pode ser refluxo?

    • Fabio, queimação é sintoma de refluxo, mas os outros podem até ser pelo refluxo, mas não são sintomas comuns.
      Procure consulta com um Cirurgião do Aparelho Digestivo para melhor avaliação. Boa sorte

  • Boa noite Dr fa bio sinto muitas dores e coceira na garganta e a garganta fica como se estivesse fechada mais respiro normalmente isso pode ser refluxo

    • Simone, os sintomas comuns de refluxo são queimação e regurgitação.
      Em algumas pessoas estão presentes os chamados sintomas atípicos, ou seja, sintomas que não são no esôfago em si mas podem ser manifestação da doença: isso vai desde tosse, pigarro, mau hálito, rouquidão, garganta inflamada, etc.
      Procure um cirurgião do aparelho digestivo para melhor avaliação do seu caso.

  • Dr Fabio,
    Estomago inchado apos comer,peso no estomago, barulho, parecendo que a comida quer ssi pela boca, digestao dificil, pode ser devido ao refluxo gastroesofagico?

    • Olá Gilberto,
      esses seus sintomas, principalmente a sensação de regurgitação, podem ser associados à Doença do Refluxo. Procure um Cirurgião do Aparelho Digestivo ou Gastroenterologista para uma melhor avaliação.
      — Equipe Dr Fabio Atui

  • Tenho hérnia de hiato de uns tempos pra ca começou doer muito parece que estou gravida pois mexe mnas nao estou e nao consigo dormir junta muito muco na garganta e nao sai nao consigo engolir parece que tem algo trancado na garganta

  • Bom Dia, sin to azia, arrotos, enjoo, tosse e ela piora ao deitar, tem uma gosma branca e grossa na garganta, parece que tem algo preso na garganta o tempo todo, falta de ar, parece que vai fechar a garganta, comeco a comer e vem a tosse, sem apetite

  • Bom dia Dr.Fábio
    Na verdade, tenho diagnosticados rinite, sinusite, desvio do septo nasal, laringite, e não sei se tenho o refluxo, mas sinto uma queimação absurda, acidez, na altura da garganta e glote, e só venho conseguindo dormir diariamente se tomar descongestionantes nasais com antihistamínicos, pela falta de ar, pigarro, engasgos e fechamento da glote recorrente. Daí, pergunto:
    O refluxo pode chegar a causar uma completa intolerância ao frio do ar condicionado, parecendo levar toda a acidez da glote até os pulmões na respiração, criando uma sensação absurdamente incômoda, que é o que venho sentido diariamente, diante da exposição aos ambientes refrigerados?
    Agradeço a atenção.

  • dr. tenho uma filha de 4 meses que tem refluxo,o pediatra dela falou que é normal aparecer feridas na boca,e não receitou remédio nenhum para esse caso,e ela não consegue engolir o leite.A língua dela apresenta muitas manchas vermelhas como se fossem queimaduras,que desaparece e sempre volta, dr. você poderia me recomendar um remédio próprio para a língua dela.Muito obrigado!

    • Olá Marizete,

      infelizmente o problema da sua filha está fora da minha área de especialidade! Tenho certeza que um pediatra poderá indicar o melhor tratamento para sua filha.
      Além disso, não podemos recomendar medicações pela internet: é preciso que o paciente seja visto pessoalmente pelo médico.

      Boa Sorte,
      — Equipe Dr Fábio Atui

  • quando me alimento, logo em seguida que termino vem um gosto tipo podre na garganta, isso acontece só quando eu alimento isso pode ser refluxo, e quando estou dormindo acordo porque eu engasgo com a tosse dormindo, isso acontece diariamente. O que pode ser o que eu tenho fico preocupada em relação ao gosto ruim que dá na garganta logo que termino de alimentar .

  • Tenho tido muitas crises de falta de ar como se minha garganta estivesse fechando, preciso tomar água gelada pra desengasgar e a glote vai aos poucos abrindo e o ar vai voltando. Fico em desespero pois essa crise está bem frequente agora que estou gripada, porém, quando não estou gripada, tambem apresento esse quadro com menor frequência, tenho que andar com garrafinha de água na bolsa pois tenho medo de sufocar na rua. Preciso muito de ajuda pois estou com medo de acontecer o fechamento da glote e não voltar como está acontecendo. Outra coisa, nunca apresentei alergia a nenhum alimento ou medicamento, tenho 66 anos e tenho problemas com azia bem frequente. Muito obrigada pela ajuda.

  • Já fiz ph metria foi diagnosticado hérnia de hiato e refluxo, temho sempre um desconforto de um muco na garganta com gosto salgado nao consigo engolir a saliva isso me irrita muito a garganta as vezes sensação de falta de ar isso é normal? Ultima consulta com gastro ele descartou cirurgia me disse que eu ficaria pior me receitou BROMOPRIDA sempre após cada refeição, tenho muito medo de um cancer de esofago. Aguardo seu comentário. Obrigada

  • Tem tratamento para Sindrome do esofago quebra nozes?
    Qual é a diferença ou a semelhança do esofago quebra nozes e
    acalacia? se não tratado adquadamente o que pode acontecer?

    • Acalásia é o “não relaxamento” do esfíncter inferior do esôfago, em nosso meio era muito mais comum anos atrás por conta do megaesôfago chagásico ( atualmente bem mais raro )
      Esôfago em “quebra nozes” é um espasmo da musculatura deste órgão devido a falta de coordenação da musculatura que leva a dor intensa e ineficiência na deglutição.

  • Há alguns anos venho tendo problemas de queimação subindo pela garganta causando pequena tosse, má digestão, e nos últimos meses piorou, me deu ronquidão quase sem voz, em uma noite acordei com falta de ar, tinha tosse seca, pigarros, ate que fui ao médico gastro, e falei os sintomas e diagnosticou o refluxo, mas pediu o exame PH Metria também, que confirmou e indicou a cirurgia de hérnia de hiato, que fazem 10 dias que fiz, a recuperação é muito raplida, com dietas alimentares, e estou melhorando dia a dia. Quem tiver isso é melhor tratar logo, pois pode causar desconfortos e outras doenças.

  • Sinto todos esses sintomas, ja procurei uma orientação de nutricionista pelo simples fato de tudo me causar mal. Tenho muita asia , acidez. Nos ultimos dias quando deito sinto que o acido estomacal vem ate a boca. Tudo que como faz com que meu estomago fique inchado alto. E engasgo cpm muits facilidade. Parece que minha garganta fecha.O medico tinha me passado omeprazol mas nao deu resresultado. E passou fluruxetina pra que eu não ficasse anciosa, , fique super agitada.

  • quero saber, a minha garganta sempre parece que tem comida não tenho azia somente isto e as vezes a minha voz some tenho que tomar agua para voltar, preciso procurar um gastro ou o que eu posso fazer para melhorar este sintomas

    • Muita sede pode ser sintoma de outras doenças e acho que deveria procurar um clínico geral.
      Tomar um litro de água durante a noite propicia o refluxo, duvido que não tenha azia.

  • Eu fyi diagnosticada com essa doença gastroesofagica sinto muita sede durante a noite chegando a tomar em media 1 litro de água durante a noite entrando pela madrugada é horrivel porque atrapalha meu sono uma sensação de secura na garganta que incomoda muito pergunto ao dr. É normal esse sintoma ou se trata de outra doença?

      • Amei encontra-lo aqui, assisto o bem estar, ja acompanhei uma reportagem com o senhor no trabalho voluntario, e gostaria de saber mas muito mesmo da sua resposta, pois estou precisando muito………….ja fiz a cirurgia de hérnia de hiato e continuo com os mesmos sintomas…….gosto ruim na boca, tosse, secreção que junta na minha garganta, isso ja acontece uns 10 anos, fiz a cirurgia por causa de todos esses sintomas ja fazem 3 anos, e continuo com esses sofrimentos………………………….me de uma resposta por favor, muito obrigada. tenho 63 anos

  • Eu deveria ter visto esta matéria a 8 meses atras não teria tomado tanto remédio errado.
    Fiz 2 meses tratamento para asma com 2 tipos de bombinha pela falta de ar e até taquicardia.
    Um médico um anjo descobriu estou cuidando e me tratando a 4 meses hoje estou bem.
    Será que vou poder parar com a medicação algum dia ?

    • acontece, ainda bem que está melhor agora…
      depende, se vc come bem, está magro e não toma nenhum remédio que propicia o refluxo, provavelmente terá que tomar o remédio por um longo período, mas se tivermos ” área de manobra” ou seja coisas que podemos melhorar para ajudar a cuidar do refluxo, como emagrecer por exemplo, pode até não precisar do medicamento….

  • Excelente materia, muito importante p os pacientes nao se desesperarem c os sintomas e assim terem melhores condiçoes de contar seu historico ao medico q os orientara.
    Neste caso acredito q a alimentaçao correta ajude muito na recuperaçao do paciente, certo ?

  • Eu tenho refluxo . Só descobrir conversando c amigos. Sinto muita dor no tórax, com uma sensação q vai abrir o tórax, q vou infartar e tb sinto as mesmas coisas nas mandibulas . Toda vez fico confusa, ainda tenho uma certa insegurança, sempre em um infarto, principalmente qdo estou dormindo e acordo c essa sintomatologia.
    Obrigado por todas as informações.

Deixe uma resposta