Só um pós-operatório bem feito garante o sucesso da cirurgia de hérnia

Meu nome é Fábio Atui, cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista.

Muita gente manda mensagem com dúvidas sobre o pós-operatório de hérnia.

Logo que a gente opera hérnia, é muito comum o paciente fazer uma atividade física mais do que deveria e atrapalhar o resultado da cirurgia de hérnia.

Imagina que a hérnia é uma cirurgia que você tem que reparar uma fraqueza na parede abdominal. Isso pode ser na região do umbigo; na região epigástrica um pouco mais acima; na região inguinal que é na virilha por onde descem os testículos; na região que houve o corte anterior por causa de uma cirurgia. O fato é que a parede tem um ponto de fraqueza e aquele conteúdo do abdômen no momento que você faz uma atividade física, carrega um peso, ele tenta sair por aquele ponto de fraqueza.

Para tratar isso, você tem que fechar esse ponto de fraqueza. Atualmente, a gente tem colocado uma tela para fechar esse espaço e reforçar a região do tecido que está mais gasto. Quando a gente põe a tela, leva um tempo para haver a aderência, para o corpo provocar uma reação inflamatória e essa costura ficar firme. Se você faz uma atividade física, carrega peso, se movimenta de forma bruta e intensa, enquanto a tela não está fixa ou pontos da hérnia não estão bem cicatrizados, pode rasgar de novo a hérnia e a cirurgia vai por agua abaixo.

Então, quando se opera a hérnia, tem que se resguardar da atividade física de verdade. Não é questão de doer ou não. Tem que tentar não fazer atividade física mesmo.

Conversar com seu médico é imprescindível para saber do tamanho, qual técnica utilizada no procedimento, para não colocar tudo a perder e arriscar o resultado da operação de hérnia. Pergunte a ele sobre o prazo para realização de exercício ou esforço.

Então, a cirurgia de hérnia não acaba quando você sai do hospital. Ela termina quando a cicatrização já está completa. Isso é, no mínimo, um mês para frente.

Pessoal, fique de olho! Saúde!

Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Deixe uma resposta