Tenesmo é um sintoma de câncer de intestino?

O tenesmo, popularmente chamado de puxo, é caracterizado por uma sensação de evacuação incompleta, isto é, a pessoa sente vontade de ir ao banheiro, mas quando vai, não sai nada.

De acordo com Dr. Fabio Atui, este sinal é importante, porque pode ser reflexo de uma doença grave, como o câncer de intestino. “Quando o reto está inflamado ou quando tem um pólipo nele, essa inflamação ou esse pólipo dão uma percepção para o reto de que você está com vontade de ir ao banheiro. E aí você fica tentando colocar isso pra fora”, explica. Portanto, quem tem esse tipo de sintoma deve procurar um cirurgião do aparelho digestivo ou um coloproctologista para ser examinado.

Sinais do câncer de intestino:

Além do tenesmo, é necessário ficar atento com os outros sinais do câncer de intestino no nosso organismo:

  • Mudança do hábito intestinal: a pessoa tinha o intestino preso e depois se tornou solto ou vice-versa;
  • Alternância de diarreia e obstipação: o indivíduo fica um período com diarreia e outro tempo com intestino preso;
  • Presença de sangue ou muco nas fezes;
  • Perda de peso inexplicável, cansaço ou anemia;
  • Distensão abdominal, cólica intensa e sensação de que a barriga está esquisita.

Segundo Dr. Fabio Atui, quando o indivíduo sentir algum desses sintomas, o médico deve ser procurado para fazer uma investigação, especialmente nas pessoas com mais de 50 anos de idade. “Mas isso não quer dizer que as pessoas com menos de 50 anos não precisem prestar atenção”, alerta.

Há um grupo de pessoas que mesmo não sentindo nenhum destes sintomas deve ficar atento. O rastreamento de câncer de intestino precisa ser realizado em todos com mais de 50 anos de idade e naqueles com mais de 40 anos que tenha parentes de primeiro grau (pais, filhos e irmãos) diagnosticado com a doença.

Fique de olho,

Saúde!

Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Deixe uma resposta