Quais são os tipos de hérnia?

 

A hérnia é uma alteração relacionada a fraqueza da parede abdominal, que é rígida e define a forma do nosso abdômen. O conteúdo abdominal é mole e, portanto, tende a sair por esses pontos de fraqueza, causando a hérnia.

Classicamente, há a hérnia umbilical, que como o próprio nome sugere fica na região do umbigo. Em geral, é uma fraqueza associada ao ponto de entrada do cordão umbilical durante a vida fetal. Por algum motivo, o fechamento do orifício não se dá por completo e, consequentemente, causa abaulamento no umbigo. O tratamento desse problema é cirúrgico e é feito por meio de uma pequena incisão e de um ponto, que vai reconstruir a parede para evitar que o conteúdo saia.

Já, a hérnia inguinal ocorre através do ponto onde os testículos do menino, que são produzidos no abdômen, descem para a bolsa escrotal. Nesse trajeto, há um espaço chamado canal inguinal e, através dele, é possível que a gordura abdominal ou a alça intestinal passe por esse canal, causando um abaulamento, chamado de hérnia inguinal.

O tratamento desse problema também é cirúrgico, porém, há uma questão: se a cirurgia deve ser feita através de uma incisão ou da laparoscopia. Na segunda opção, são feitos três furos no abdômen e, em vez de fazer um corte, opera-se de dentro para fora. O médico verá o defeito por dentro e colocará uma tela para corrigi-lo.

É importante destacar que a hérnia pode causar complicações. Além de ser dolorosa, atrapalhar as atividades física, sexual e social das pessoas, o problema pode levar a consequências graves: a hérnia pode sair e não conseguir mais voltar, levando assim ao encarceramento.

Portanto, se você tem uma hérnia e um dia ela sair para fora, não voltar e começar a doer, procure um serviço de emergência. Há a possibilidade de a hérnia estar encarcerada e o que está para fora não receber sangue suficiente, causando uma gangrena ou algo mais grave. A partir disso, você vai precisar de um tratamento cirúrgico de emergência, levando a consequências ainda mais graves.

Fique de olho,

Saúde!

1 ComentárioDeixe seu comentário

  • Tossir e espirrar muito pode causar ernia fiiz uma cirurgia de retirada da visicula peguei uma grip muito forte to preocupada faz cinco dias q operei

Deixe uma resposta