Existem dois músculos no abdome que são paralelos com um espaço pequeno entre eles. Este espaço se chama lineal, que fica bem no umbigo no meio destes dois músculos. Há pessoas que tem uma tendência à separação deste músculo – um problema conhecido como diástase reto abdominal. “Quando existe essa separação, a pessoa faz abdominal, faz a força, você vê um abaulamento na barriga, bem na região de onde estes músculos estão afastados”, esclarece Dr. Fabio Atui.
Segundo ele, isso acontece frequentemente em mulheres, especialmente naquelas que tiveram gravidez, mas pode atingir homens também. Quando é algo muito distante causa um desconforto, e pode ser resolvido com cirurgia, para que estes músculos sejam aproximados. “Mas a grande maioria das vezes ele é só um pouquinho afastado e não causa sintomas e a gente não opera”, orienta.
Porém, a diástase reto abdominal pode assustar as pessoas, às vezes, por causa da bola na barriga, em que podem imaginar até que seja um problema mais grave. “De qualquer maneira, se tiver algum abaulamento no abdome, alguma alteração, procure um médico para descobrir do que se trata”, alerta Dr. Fabio Atui. Mas não é necessário ficar desesperado pensando que é diástase reto abdominal. E, caso realmente seja este o problema, não é algo que cause grande preocupação.
Fique de olho,
Saúde!



