Você sabe o que é hérnia de hiato?

Há um músculo que separa o tórax do abdômen, chamado de diafragma. Se a pessoa engole algo pela boca, o esôfago passa e desce para o estômago. No caminho, há um furo exatamente para o esôfago passar, chamado de hiato esofágico. Então, quando o indivíduo engole, o esôfago passa através desse furo e a comida precisa atravessar também.

Algumas pessoas têm esse buraco alargado e, com isso, uma parte do estômago pode subir para o tórax. Na verdade, o estômago foi feito para ficar dentro do abdômen e não do tórax, mas, às vezes, isso não acontece, causando a conhecida hérnia de hiato.

A hérnia de hiato não dá azia e nem refluxo, ela pode atrapalhar ou levar a pessoa a ter sintomas de refluxo gastroesofágico, que ocorre quando a acidez do estômago reflui para o esôfago, causando inflamação. Isso acontece porque o esôfago não está preparado para receber tanta acidez de uma vez só.

A decisão de operar ou não a hérnia de hiato e o refluxo gastroesofágico não é subjetiva. Existem dois exames extremamente importantes que precisam ser feitos para definir como essas doenças serão tratadas. Para isso, é necessário discutir com um bom gastroenterologista que possa investigar o caso e, assim, compreender qual é o grau da esofagite, qual tamanho dos sintomas e o quanto o paciente irá se beneficiar com a cirurgia.

Fique de olho,

Saúde!

Deixe uma resposta