Você sente azia?

voce-sente-azia-dr-fabio-atui

Se você tem azia, refluxo ou queimação, deve procurar um médico, entretanto, além dos remédios que devem resolver o problema, medidas simples de hábitos são muito importantes para evitar estes sintomas à longo prazo e podem permitir uma menor dose do remédio ou até tornar o remédio desnecessário.

Seguem 10 dicas que podem ajudar quem sofre destes sintomas:

Pare de fumar e evite chá ( com cafeína), café e chocolate – a cafeína e o cigarro relaxam o esfíncter inferior do esôfago, músculo que ajuda a evitar o refluxo. O cigarro também pode estimular a secreção ácida piorando a azia e a queimação.

Perder peso – quanto mais gordura, mais refluxo, perder peso interfere de forma determinante na doença por que a gordura intra abdominal comprime o estômago e piora os sintomas.

Fracionar sua dieta e não ficar horas com estômago vazio – estômago vazio acumula ácido e com isto piora a gastrite e a esofagite. Além disto, estômago cheio demais tem mais refluxo.
Coma pouca quantidade, mais vezes ao dia e não pule refeições.

Evite deitar ou se “jogar” no sofá após as refeições – quando nosso estômago está cheio, a posição deitada favorece que haja refluxo. O ideal é caminhar após as refeições.

Prefira alimentos menos gordurosos – alimentos pesados pioram a digestão, exigem mais de nosso aparelho digestivo e podem causar azia.

Cuidado com as bebidas com gás – Quando chegam ao estômago elas liberam o gás aumentando seu volume, causando distensão e piorando o refluxo.

Evite bebidas alcoólicas – o álcool pode estimular o refluxo e piorar o quadro, especialmente se for ingerido em grandes quantidades e sem alimento.

Eleve a cabeceira da cama uns 10 cm, não adianta dormir com 2 travesseiros, isto até piora por que comprime o estômago, a cama deve estar plana mas levemente elevada na cabeceira.

Não beba muita água ou líquidos antes das atividades físicas – é verdade que os líquidos são importantes para hidratar o atleta, mas contrair o abdome com o estômago cheio não é boa idéia.

Não tome leite se estiver com azia – é muito comum o paciente tomar um copo de leite por que sente alívio imediato, entretanto este leite é proteína e vai estimular o estômago a produzir mais ácido, assim, apesar do alívio, mais tardiamente tende a piorar.

Apesar de importantes estas dicas não excluem a necessidade de visitar seu médico, investigar as causas destes sintomas e instituir as medidas necessárias.

Fique de olho
Saúde!

Dr Fabio Atui Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia

Deixe uma resposta