Você tem intestino preso?

voce-tem-intestino-preso-dr-fabio-atui

O bom funcionamento do intestino é importante para uma vida saudável. Mas não se iluda, nem todas as pessoas precisam ir ao banheiro todos os dias e ainda assim ter um hábito intestinal normal.
Se você vai ao banheiro de 1 vez cada 3 dias até 3 vezes por dia, e não se sente desconfortável e não tem as fezes líquidas demais ou secas demais, você ainda está em uma faixa normal, mesmo que a vizinha diga que não é normal não ir ao banheiro todos os dias, por exemplo.

Aqui vão 5 dicas para o bom funcionamento do seu intestino:

– tomar muito liquido – nossa máquina precisa de líquido pra funcionar, se você não der a quantidade de líquido que ele precisa ele vai buscar em outros lugares, ou seja, concentrar a urina e secar as fezes.

– comer muita fibra – as fibras não são digeridas pelo aparelho digestivo humano, mas são muito importantes, elas acumulam água e assim dão consistência às fezes, elas também grudam substâncias ruins como radicais livres e, quando são eliminadas, levam estes radicais livres pra fora do corpo, ajudando a combater o câncer.

– tomar um copo de água logo ao acordar – existe um reflexo chamado reflexo gastro cólico que faz o intestino se contrair quando o estômago está cheio, por isto os bebês sujam a fralda após mamar, com o tempo aprendemos a controlar este reflexo, por motivos sociais, quem tem dificuldade de evacuar pode usar este reflexo para ajudar a estimular a evacuação.

– Fazer atividade física – o nosso corpo foi desenhado para se movimentar, todas nossas funções metabólicas e orgânicas funcionam melhor quando ativamos os movimentos do corpo, desde que de forma moderada, saudável e respeitando os nossos limites. Caminhar é um excelente exercício para quem quer ajudar o intestino a funcionar regularmente.

– Quando tiver vontade de ir ao banheiro, não espere, vá! – ouça seu corpo, o estímulo para ir ao banheiro evacuar é cíclico, ou seja, a vontade vem e depois passa, se você não for ao banheiro no momento que tem vontade e esperar por uma nova oportunidade, na próxima vez que a vontade vier, o intestino terá absorvido mais água das fezes e estas estarão mais secas, assim sucessivamente.

Se mesmo com estas medidas seu intestino não funcionar regularmente, não adianta tomar mais água e comer mais fibra, um médico deve ser consultado para identificar o que não está funcionando adequadamente e escolher o melhor tratamento para cada caso.

Fique de olho
Saúde!

Dr Fabio Atui Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia

Deixe uma resposta