Quando tem uma doença, por exemplo uma apendicite, o paciente é operado e tudo está resolvido. Porém, a gastrite não é assim, ela é uma doença que demanda de alguns parâmetros e situações. Então, numa fase em que o paciente estiver com muito estresse, a gastrite vai piorar, mas se nessa fase ele se alimentar melhor, talvez consiga mantê-la controlada. Porém, se chega o Natal e ele come pior e toma muita bebida, a gastrite vai piorar. E se ele tiver uma dor no joelho e tomar anti-inflamatório, a doença piorará também.
Esses exemplos mostram que há vários parâmetros que interferem na gastrite: peso; anti-inflamatório; estresse; consumir gordura, embutidos e temperados; bebida alcoólica; café; chocolate; cigarro.
O tratamento da gastrite é feito de modo a administrar esses fatores para buscar uma vida mais saudável e, assim, diminuir ou abolir os sintomas da doença. É importante destacar que não se pode limitar demais a vida, porque todo mundo precisa cometer seus exageros alimentares. Mas, vagarosamente é possível aprender a mexer com esses parâmetros, para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida, sem dor e desconforto, e ainda possa usufruir dos prazeres da vida.
Portanto, a gastrite não tem cura no sentido de resolver o problema. Mas a doença pode parar de incomodar, desde que o paciente aprenda a mexer com esses parâmetros, que interferem na força da acidez do estômago.
Fique de olho,
Saúde!