O mau hálito não é uma doença, mas um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio e, por isso, deve ser identificado e tratado. Frequentemente, as pessoas vão ao consultório achando que é consequência de um problema no estômago e, na maioria das vezes, não é.
As causas mais comuns da halitose são de origem bucal – de 90 a 95% dos casos. Veja algumas delas:
– Má conservação dos dentes;
– Inflamação das gengivas;
– Menor produção de saliva;
– Boca seca, decorrente de jejum prolongado, desidratação corporal excessiva, uso de determinados medicamentos, assim como respirar pela boca e falar por muito tempo;
– Presença de saburra lingual, que é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua;
– Consumo de álcool em excesso.
Portanto, é importante ressaltar que não adianta escovar os dentes várias vezes por dia ou consumir bala toda hora para mascarar o mau hálito. Você precisa procurar um dentista especialista no assunto, que vai fazer uma investigação e descobrirá qual é o seu problema, para tratá-lo, já que o problema da halitose pode ser combatido.
E, se você não tem mau hálito e quer evitá-lo, é importante seguir as seguintes instruções: mantenha uma higiene bucal adequada, ao escovar os dentes bem depois das refeições e usar fio dental; evite o fumo; beba bastante água para manter a boca sempre umedecida; evite ficar muitas horas sem se alimentar.
Fique de olho,
Saúde!
Parabéns pela dica !
obrigado!!!
Não sabia disso mais que bom Dr Fabio valeu não vou ficar sem comer muito tempo Abraços
fazer uso do medicamento pratipazol causa mau-hálito?
Não acho que tenha relação com o medicamento…
Muito bom mesmo, obrigada pela matéria
obrigado