A lactose é um açúcar feito de duas unidades: glicose e galactose. Quando esse açúcar vai para o intestino não é absorvido, porque não consegue passar na parede, por ser grande demais, com as duas unidades juntas. Já, quando essa lactose encosta na lactase (enzima que rompe os dois açúcares) se quebra e a glicose, que é pequena, consegue passar pela parede do intestino.
Portanto, no exame o paciente fica em jejum, com a glicose baixa, e o profissional dá a lactose e faz a medição no sangue para ver se a glicose aumenta. Se a glicose não aumentar significa que essa lactose não foi quebrada, porque se ela for quebrada, a glicose será absorvida e aumentará a glicose no sangue. Então, acompanha-se o aumento da glicose depois de ter tomado lactose e isso funciona muito bem.
A capacidade do ser humano de digerir lactose diminui no decorrer da vida. Conforme fica mais velho, a capacidade de quebrar a lactose vai piorando. É por isso que as pessoas idosas evitam tomar leite puro, já que não se sentem bem.
Então, é necessário destacar que os indivíduos com alguma dificuldade desse tipo precisam ser testados para saber se têm ou não a intolerância à lactose.
Fique de olho,
Saúde!
Dr. Fábio em 2011 passei por uma cirurgia motivo trombose mesenterica e depois disso tenho diarreia crônica. Uma refeição faz eu evacuar a anterior e sempre diarréia,as vezes chego a evacuar 12 a 15 vezes ao dia. Tive perda de 1,5mt de intestino. Existe cura???? Inclusive não posso me alimentar se vou sair para não ter de passar por contrangimentos. Obrigada!!!
ATT
ELIANE ARGENTA