Enema opaco detecta problemas intestinais

Enema Opaco - Exames - Por Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Enema Opaco

Série especial: “A importância dos exames”

O enema opaco é realizado para estudar a forma e a função do intestino grosso e reto, com o objetivo de detectar eventuais problemas intestinais,como colite, câncer do intestino, tumores no intestino e diverticulite. Para a realização do exame, o paciente tem que se submeter a um preparo, com a ingestão de laxante para limpar o intestino e a realização de uma dieta líquida um dia antes.

Enema Opaco - Exames - Por Dr Fabio Atui - - Cirurgia do Aparelho Digestivo e ColoproctologistaO exame ainda é realizado, mas, com a colonoscopia, ele tem sido cada vez menos indicado. No passado, era importante para identificar lesões no intestino. O enema opaco é feito através de múltiplas incidências de raio-X em um cólon previamente limpo, em que se introduziu radio-opaco, ou seja, um contraste que fica branco na radiografia. Assim, todo o relevo interno do intestino pode ser avaliado.
Entretanto, a visibilidade não é tão boa quanto a colonoscopia para pequenas lesões, além de não possibilitar a colheita de material para biópsia. Por isso, esse exame vem sendo cada vez menos utilizado em nosso meio.

O enema opaco dura cerca de 40 minutos, não há anestesia e pode ser que o paciente sinta dores durante e até mesmo após o procedimento.
É normal o indivíduo ficar com prisão de ventre por alguns dias e as fezes ficarem brancas ou cinzas devido ao contraste. Por isso, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais integrais e frutas com casca, e beber dois litros de água por dia.

Fique de olho,

Saúde!

Dr Fabio Atui - Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Deixe uma resposta