H.Pylori é uma bactéria que, às vezes, se encontra no estômago, na região do piloro das pessoas. Essa bactéria pode piorar o quadro de gastrite e, cronicamente, levar, num período de muitos anos, ao câncer de estomago. Então, quando se identifica o problema, por meio da endoscopia, o médico faz um tratamento com antibioticoterapia para erradicar a bactéria do estômago.
Porém, se o paciente não se adaptar bem ao tratamento, é importante conversar com o médico para que ele ajuste a dose do antibiótico, porque cada um pode reagir de um modo diferente.
Fique de olho,
Saúde!
Dr.Fábio, minha filha de cinco anos foi diagnosticada com H.pylori, através de uma endoscopia, a médica receitou omeprazol, claritromicina e amoxicilina, por ela ter apenas cinco anos o omeprazol foi manipulado e ela toma ele líquido. Minha pergunta é, o omeprazol líquido manipulado tem a mesma eficácia da cápsula? Gostaria também que me esclarecesse sobre a incidência em crianças. Um grande abraço!
Olá Maria de Fátima,
a infecção por H. pylori é sim comum em crianças! Na verdade, muitos de nós adultos adquirimos o H. pylori quando ainda crianças.
O tratamento é o mesmo do adulto: omeprazol e antibiótico, mas em doses infantis. O omeprazol pode ser manipulado para forma líquida e mantém a mesma eficácia que o comprimido desde que manipulado adequadamente e dado na dose correta.
Mas atenção: se sua filha voltar a ter H. pylori quando mais velha, não se preocupe! Para quem começa a tratar desde cedo é comum voltar a ter a infecção.
Boa sorte!
— Equipe Dr Fábio Atuí