A lactose é um açúcar que está presente no leite. Quando os açúcares chegam no começo do intestino delgado e no duodeno encontram uma enzima que vai quebrá-los. Quando as moléculas da lactose (glicose e galactose) estão juntas no momento em que o açúcar é quebrado, elas podem ser absorvidas. É importante destacar que a lactose inteira não consegue ser absorvida, apenas quando é quebrada.
A enzima que digere a lactose é a lactase. Há pessoas com deficiência nessa enzima e, com isso, não consegue quebrar a lactose e absorver o açúcar, que fica solto no intestino. Esse açúcar vai encontrar uma bactéria, que vai fermentá-lo, produzindo gás.
Haverá, portanto, uma proliferação de bactéria no intestino, porque elas estarão sendo alimentadas. Além disso, o paciente terá uma distensão abdominal, que pode causar desconforto e até diarreia. Portanto, se você sente esses sintomas quando toma leite, precisa conversar com o seu médico, porque existem exames que podem mostrar a intolerância à lactose.
Existe também uma teoria de que conforme você as pessoas vão ficando mais velhas, a capacidade de produzir lactase, de digerir a lactose, diminui. Por isso, os idosos tomam chá em vez de leite. Justamente numa fase mais avançada da vida, em que eles precisariam de mais proteína e cálcio, acabam tomando chá, porque o leite faz mal. Portanto, os idosos precisam encontrar outras maneiras de nutrir, porque os derivados do leite não são bons para eles.
O primeiro passo para quem tem intolerância à lactose é parar de tomar leite, que está presente em vários alimentos: creme de leite, queijos, iogurtes, bolacha e massas; além de remédios, como o anticoncepcional. Então, as pessoas com esse problema precisam tornar-se leitores de rótulo, para compreenderem onde está o leite e cortá-lo da alimentação.
É preciso destacar que essas informações são importantes, mas não substituem sua ida ao médico ou ao nutricionista para conversar sobre o assunto, diagnosticar e acompanhar de tal maneira que você fique com menos sintomas e não sinta desconfortos.
Fique de olho,
Saúde!
Olá Dr. Bom dia sou Do PR. a 6 meses estou sofrendo com com um fungo que sai do meu ânus e se movimentam já fiz exame de fungos e deu presença de levedura tomei fluconazol, porém sem sucesso no tratamento ja fiz exame de fezer 9 ao Total, de cultura de oxiruos 4 ao todo e nada, vou si tar os medicamento que já fiz tratamento por longo período 8 albendazol 12 mebendazol, 3 caixa de Thiabendazol, 4 caixa de Pirpan 2 caixa de Anitta, pomada Fudol pomada thiabena ja passei por 5 Clinico geral mas ja desisti pós tenho que repetir meus exames de volta pra eles ter certeza que não é verme. O único cintoma que tenho é alguma coisa muito minúscula saindo do meu ânus não da pra ver em olho nu só com microscópio já fiz muito estudo pela internet até achei que seria Candedias intestinal mas não me da coceira externa nem fesura anal nem diarréia nen dor adnominal só esses fungos saindo do meu ânus já faz 6 meses alguém vai ter que diagnósticas meu problema ja pensei em pedir ajuda na rede sociais mas tenho vergonha se puder me ajudar meu Wadsap é 42- 9947- 4090