Você consome fibras?

Voce-consome-fibras-dr-fabio-atui

As fibras são bastante conhecidas pelas pessoas que sofrem de constipação intestinal e devem, sempre, fazer parte de qualquer alimentação saudável. Elas são uma parte do carboidrato que não é digerida e absorvida pelo organismo, mas são fermentadas por algumas bactérias do intestino.

Além de regular o trânsito intestinal, esse nutriente proporciona sensação de saciedade, tem capacidade de interferir na absorção de açúcares e gorduras, sendo uma ferramenta importante para o controle do peso, do colesterol e também dos triglicerídeos.

Suas fontes alimentares e seus benefícios variam de acordo com a classificação. As fibras se dividem nos grupos solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis, como se dissolvem na água, formam um gel e permanecem mais tempo no estômago, dando assim uma maior sensação de saciedade. Elas também se ligam à gordura e açúcar que depois são eliminadas pelas fezes e ajudam a reduzir o colesterol e a controlar a diabetes.

Esse tipo de fibra pode ser encontrado na maçã, morango, maracujá (polpa), verduras, aveia, cevada, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico), farelo de trigo e farelo de aveia.

Já, as fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume de fezes, pois permanecem intactas, melhorando a prisão de ventre. Além disso, ajudam a diminuir o aparecimento de hemorroidas e inflamações do intestino. Grãos integrais, farelo de trigo, soja, centeio e verduras são boas fontes de fibras insolúveis.

É necessário, no entanto, que haja a união entre a fibra e a água, principalmente se consumir a fibra insolúvel, que retém o líquido. Quem se alimenta de muitas fibras e esquece da água corre o risco de ficar com o intestino ainda mais preso.

A recomendação para adultos é ingerir de 20 a 30g/dia, sendo 25% de fibra solúvel. Portanto, não deixe de consumir fibras no seu dia a dia. Elas vão ajudar a regular o seu intestino, para, assim, você levar uma vida mais saudável.

Fique de olho,

Saúde!

Como combater o maus hálito? - Dr Fabio Atui

3 ComentáriosDeixe seu comentário

Deixe uma resposta