Sinais do câncer do intestino

Sinais-do-cancer-do-intestino-dr-fabio-atui

Hoje, o nosso assunto é câncer de intestino.

Esta doença tem uma característica muito particular que faz com que possa ser evitada na maioria das vezes, o que aumenta nossa responsabilidade.

Podemos separar as pessoas em dois grupos, os assintomáticos e os sintomáticos.

Pessoas que têm sintomas sugestivos de câncer de intestino precisam procurar um médico com a maior urgência, pois só assim poderemos diagnosticar precocemente e ter grandes chances de cura.

Os principais sintomas são:

– Sangue nas fezes nas cores vermelho vivo ou muito escuro ( mesmo sendo muito comum, por conta das doenças orificiais como hemorróidas por exemplo, o sangue deve sempre ser valorizado);

– Muco nas fezes, semelhante a uma clara de ovo. Fique atento!;

– Períodos de diarreia ou prisão de ventre, de modo alternado;

– Mudança no hábito intestinal, você sempre foi obstipado e agora anda com o intestino solto ou vice versa… sinal de alerta!;

– Sensação de evacuação incompleta. Se você vai ao banheiro e sente que não evacuou por completo ou sente uma vontade constante de ir ao banheiro – esses são grandes sinais de alerta para o câncer de reto;

– Fezes afiladas ou em “fita”;

– Dor abdominal e cólica;

– Perda de peso rápido;

– Barriga inchada;

– Anemia;

– Cansaço.

Caso você sinta um ou mais destes sintomas um médico deve ser procurado o mais breve possível.

Para as pessoas que não apresentam sintomas, elas devem entrar em um programa de rastreamento, ou seja se prevenir antes do sintoma ocorrer, o câncer de intestino tem uma característica especial, ele apresenta lesões precursoras, ou seja antes do câncer há uma lesão que pode ser identificada e tratada e assim evitar o aparecimento do tumor. Estas lesões são os famosos pólipos.

Uma vez identificado estes polipos são retirados sem a necessidade de cirurgia e o paciente fica livre do câncer, mas quem são as pessoas que devem ser submetidas ao rastreamento???

Mesmo sem sintomas, todas as pessoas com mais de 50 anos devem fazer a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Se o resultado por positivo, um exame de colonoscopia será necessário para detectar a presença de câncer de intestino. (alguns protocolos de rastreamento fazem direto a colonoscopia)

Esses exames devem ser feitos também por pessoas com parentes de primeiro grau (pais, filhos e irmãos) que têm mais de 40 anos ou 10 anos a menos que o parente quando foi diagnosticado com polipo ou câncer.

Portanto, se você notar alguns dos sinais de alerta, tem mais de 50 anos ou até mesmo familiares com câncer de intestino, é essencial ficar atento e procurar um médico. Quanto antes a doença for diagnosticada, maiores serão as suas chances de cura.

Para aqueles que dizem que estes exames são desagradáveis e que têm medo de fazer, eu pergunto, o que é mais desagradável, ter câncer de intestino ou fazer um exame???

Fique de olho,

Saúde!

Como combater o maus hálito? - Dr Fabio Atui

34 ComentáriosDeixe seu comentário

  • Boa dia Dr. fabio meu nome é Ronaldo tenho 51 anos. Há 02 anos fiz uma endoscopia como seguinte resultado: gastrite erosiva e com a bactéria Helicobacter pylori devido há varias dores que sentia no meu abdomen. Mas as dores continuam e sinto meu intestino estranhos. Segundo meu médico é relacionado ao meu estresse (ou até mesmo a devida uma depressão que apresento) existe alguma relação gastrite e intestino ? É normal essas dores mesmo sendo de nivél emocional?

    • Olá Ronaldo. Gastrite é um problema do estômago … o intestino é outro órgão.
      Essas dores podem sim ter causa emocional, mas a gente só pode afirmar isso uma vez que seja excluída qualquer doença orgânica, ou seja, é necessário fazer investigação completa da dor abdominal. Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer colonoscopia.

  • Boa noite Dr. Fabio, boa noite.
    Meu nome é Mariangela. Minha mãe chega a ficar mais de 10 dias sem evacuar e para que isto aconteça precisa tomar vários tipos de laxantes ao mesmo tempo, desde comer laranja, beber leite magnésia, complexo 46, e assim por diante. Ela está com mais de 70 anos e desde que eu me entendo por gente ela tem esta dificuldade. Já esteve em vários médicos, já fez colonoscopia umas 03 vezes e dizem apenas que ela tem intestino muito grande e precisa mudar os hábitos… mudou os hábitos alimentares…. mas continua igual. Por favor, gostaria de poder leva-la a uma consulta com o senhor. Se isso for possível, poderia me mandar informações no meu e-mail? Desde já agradeço.

  • Tenho 35 anos e n vou ao banheiro todos os dias, e comecei a percebe q quando vou oa me limpar o papel sai com um pouco de sangue. Gostaria de saber se a possibilidade na minha idade a pessoa ter um câncer de intestino?

    • Olá Márcia,

      o câncer de colon (intestino grosso) é mais frequente a partir dos 50 anos, mas é possível sim em pessoas da sua idade!
      Entretanto, o mais provável é que a causa do seu sangramento seja alguma doença menos grave, como hemorroida ou fissura anal.
      Procure o seu coloproctologista para realizar uma avaliação adequada e investigar o seu problema.

      Boa sorte!
      — Equipe Dr Fábio Atuí

  • bom dia Doutor Fabio

    Doutor desde 2006 comecei a desenvolver sintomas de panico, começou c mal estar dor no peito e outras coisas, sempre desde de pequeno tinha muito medo de morrer nao podia saber q alguem estava doente q começava a sentir os msm sintomas, ai em 2008 comecei a tomar remedio amitril de 25 incio tive muitas dificuldades para me adpitar mais ajudou muito, em 2013 comecei a sentir muitos gases, sempre a noite tinha muitas flatulencias e comecei ficar c aquilo na cabeça, qnd foi no final do ano lembro q estava c dificuldades para ir no banheiro e fazia muita força ate um belo dia tive vontade de ir no banheiro estava c dor na barriga e qnd consegui fazer saiu sangue nas fezes entrei em desespero aquele dia fui ate 3 veses ao banheiro coisa q eu nao fazia antes fiquei c aquilo na cabeça não conseguia dormir direito um mes depois janeiro 2014 fiz exame de sangue e fezes dois dias seguidos e deu td normal ai passei pelo proctologista e levei os exames msm c td bom ele fez o exame de toque retal e só constatou uma leve fissura, de inicio fiquei bem mais depois c o tempo voltaram os msm sintomas de novo gases, barriga enxada, pontadas de cólica, dores na barriga passo periodos bons depois retornam de novo fico sem qualidade de vida pq fico encucado c td e so penso besteria, passei agora 2 meses bem ai fui no banheiro qnd o coco saiu sentir dor no anus ao evacuar passei o papel e saiu sangue dai nao fiquei mais a cabeça legal, depois de 4 dias melhorou e nao machucou mais fiquei indo normal ao banheiro e qnd foi agora fique 2 dias sem ir ao banheiro a cabeça começou a pensar besteira, no segundo dia sem ir ao banheiro comecei acomer fibra iogurte activia e outas coisas qnd foi no dia seguinte ja fui no banheiro acordei c aquela vontade e saiu td molhe como se fosse dor de barriga. gostaria de conselho do senhor o q devo fazer.

    Desde ja agradeço

    • Olá Sergio,
      É importante fazer acompanhamento médico para regular o intestino. Dieta, bastante líquido e medicação ajuda a controlar. Para evitar fissuras também é importante evitar o uso de papel higiênico.

      Procure seu médico coloproctologista para tratamento adequado.

      — Equipe Dr Fabio Atuí

  • Meu nome e marili tenho 42 anos e a 6 meses estou sentindo esses sintomas,menos sangue nas fezes fiz exames de laboratorios e deram normal uma gasrto me tratou para intestino irritavel mais nao resolveu continuo com os sintomas, na cidade que moro nao tem procto ja fiz uma colonoscopia a uns 5 anos atras e deu td normal mais agora estou preocupada desde ja agradeço a atenção ao meu caso

    • Olá Marili,
      Como seus sintomas são novos, não podemos confiar nessa colonoscopia de 5 anos atrás para o problema atual. Se fizer novos exames, procure um gastroenterologista ou coloprocto para discutir o resultado e tratamento.

      Boa sorte,
      — Equipe Dr Fabio Atuí

  • Olá Dr boa noite tenho 29 anos já fiz vários exames tomografia, ultrassom do abdominal completo exame de sangue completo ,endoscopia mas de uma tempos pra cá tenho gases de manhã defeco sempre duas ou mais vezes ao dia sempre fezes miles de manhã e mais sólida de noite pode ser algum problema

    • Olá Janderson,

      essa alteração nas suas fezes pode estar relacionada com alimentação, mas é preciso investigação com um médico gastroenterologista ou coloproctologista.
      O exame para avaliar dentro do intestino grosso e excluir câncer de colon é a colonoscopia.
      Sugiro que mostre todos os exames ao seu médico para uma melhor investigação do problema.

      Boa sorte,
      — Equipe Dr Fabio Atuí

  • Doutor bom dia me de uma opinião já fiz colonos copia, retos signos copia, tomografia, exames de sangue vários fezes ocultas, tudo da normal, porém as fezes estão afiladas, moles não diarréia, e com dor no intestino e só aperta a barriga dói, vc acha que um e nem a opaco traria algum resultado? Obrigado

  • Dr. Tenho uma colonoscopia pra fazer nesse mês .deis de peq. Tenho dificuldades de ir ao banheiro hoje sou casada tenho 35 anos edois filhos 16 é uma filha de 13 . Tenho sentindo muitoa dores ao evacuar e muito sangue .tenho sitomas de barriga inchada .em fim todos esses sitomas que o sr. Relacionou estou com muito medo de fazer o exame e do que pode acotecer me de um conselho por favor Abraços Deus abençoe

  • Ola Dr Fabio,minha mãe teve cancer no estomago e depois no intestino.
    Eu tenho artrite reumatoide,faço tratamento ,mas sempre me pergunto como saber se vou desenvolver
    um cancer,que exames fazer,sempre faço mamografia,ja fiz endoscopia.Gostaria de uma orientação.
    Obrigada

    • Isabel, muitas vezes o ginecologista funciona como o clínico da mulher… converse com ele a respeito disto.
      Da parte do intestino, vai depender da sua idade, pessoas com mais de 50 anos devem entrar em um programa de rastreamento ( colonoscopia ou pesquisa de sangue oculto nas fezes), ou as com mais de 40 anos e um parente de primeiro grau com histórico de câncer ou polipo no intestino.
      boa sorte

  • FIZ A CIRURGIA BARIÁTRICA(SLEEVE) HÁ 1 ANO. TIVE MUITAS MUDANÇAS NA MINHA VIDA. MUITA COISA MUDOU EM MIM(PRA MELHOR0, ENTRETANTO, PARECE QUE NÃO ME CONHEÇO MAIS E ESTOU REAPRENDENDO A CONHECER MEU CORPO E SEU FUNCIONAMENTO. MEU INTESTINO POR EXEMPLO. HOJE NÃO FUNCIONA REGULARMENTE COMO ANTES. TENHO VONTADE DE IR AO BANHEIRO, MAS NADA ACONTECE. QUANDO ACONTECE DE FUNCIONAR, TENHO A SENSAÇÃO DE NÃO TER ACABADO DE EVACUAR, MAS NÃO CONSIGO. ÀS VEZES APARECEM ESSA MUCOSA BRANCA NAS FEZES, MAS SOMEM DA MESMA FORMA QUE APARECEM. DEPOIS DA CIRURGIA FIZ 2 COLONOSCOPIA PARA ACOMPANHAMENTO, MAS OS RESULTADOS APRESENTAM RESULTADOS NORMAIS, SEM ALTERAÇÃO. DEVO ME PREOCUPAR COM OS SINTOMAS?

    • Edna, se está acompanhando com seu médico, inclusive com colonoscopias, não tem nada com que se preocupar em relação ao câncer de intestino… sabemos que a cirurgia bariátrica desregula o aparelho digestivo, mas isto é temporário, até vc reencontrar o equilíbrio.
      boa sorte

  • A primeira colonoscopia q fiz foi na hora certa, pois o médico disse se demorasse mais1 ano ñ daria mais pra ser retirado com o exame,retirei um polipio Adenoma
    em alto grau.De la pra cá já retirei mais 3.Ultimamente estou me enquadrando nesses sintomas, só não estou emagrecendo.Tem 2anos q retirei outro. Será que já devo fazer outro?Obrigada pela atenção. ..

    • Vina, se vc está sendo acompanhada e faz exames seriados, nada melhor que seu médico para te orientar quando deve fazer os exames… por que não marca uma consulta para discutir isto?

  • Achei muito bom que compartilhem materias interessantes assim e de grande utilidade puublica. Em maio feste ano faleceu meu medico ortopedista de cancer no intestino. Foi um grande profissional, daqueles que exercem a profissao por amor ao proximo.Muito humano e generoso, e vai ser dificil nos acostumar a nao ter mais ele…

    A cidade de Santarem (Para )sentira para sempte saudades….Foi por este motivo que procurei saber mais sobre esta doença infame que levou nosso medico com apenas 38 anos deixando esposa e tres filhos pequenos…Obrigada Dr. por esta interessante materia que me ensinou muito.

  • Adorei a reportagem tenho 51 anos há 03 atrás fui surpreendida com um cancer de colon o meu médico tirou 83 nódulos a minha vitoria começou ai 50 não eram malignos somente 33 tb foi retirado 60cm de intestino e metase no figado estou fazendo quimioterapia ja foram 4 ciclos de 12 , nunca senti nada, no primeiro momento assustei, caiu o meu cabelo raspei,não usei nem lenço nem peruca, enfrentei a doença de frente, sempre de bom humor e com muita fé, vou trabalhar fazendo quimioterapia continuo lindo e forte e com mmuita fé em Deus Faço tratamento em Uberlandia MG na Clinica COT o meu médico é Dr, Glauco e quem me operou foi DR, João Bosco Chadud pessoas maravilhosas e abençoadas um grande abraço Botinha todos me chamam pelo sobrenome

Deixe uma resposta